Fechar
Sábado, 15 de junho de 2024
Sábado, 15 de junho de 2024
Cidades 03/11/2023

PR-151 vai ser liberada em Jaguariaíva neste sábado (4)

Recuperação de trecho demolido pelas chuvas em outubro está avançada e já vai permitir retorno total do tráfego de veículos. Bloqueio está sendo solucionado em menos de um mês

Ouça a notícia Ouça a notícia – Tempo de leitura aprox. --
PR-151 vai ser liberada em Jaguariaíva neste sábado (4)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), deve liberar neste sábado (4) ao meio dia as pistas da PR-151 em Jaguariaíva, nos Campos Gerais, em trecho que havia sido demolido pelas chuvas no mês passado.

A obra, que foi iniciada no dia 10 de outubro, já concluiu a implantação de duas galerias celulares de concreto de 2,5 m por 2,5 m e recomposição do talude, sendo finalizadas agora a base e sub-base das pistas, já permitindo o retorno total do tráfego de veículos amanhã.

Com isso, terão se passado somente 28 dias entre o momento em que um bueiro de arcos metálicos cedeu sob o pavimento, devido às fortes chuvas na região, demolindo totalmente a pista e bloqueando o tráfego, até o momento em que as pistas serão liberadas, com o dano já recuperado.

A equipe do DER/PR permaneceu atuando no trecho inclusive aos finais de semana e embaixo de chuva, para garantir a execução de um aterro com 10 mil m³ de volume e galerias com 44 metros de comprimento, visando garantir a retomada da trafegabilidade desta rodovia o quanto antes, considerada um dos principais corredores logísticos entre os Campos Gerais e a região Norte. Os serviços também foram executados durante a noite, com iluminação específica.

A recuperação da PR-151 em Jaguariaíva, considerando a complexidade da obra e o seu período de execução, representa um marco histórico nas realizações do DER/PR.

Pavimento

Na quinta-feira (9) está prevista a execução dos serviços de pavimentação asfáltica do trecho recuperado, localizado no km 214 da PR-151, sendo realizada operação pare-e-siga para pavimentar uma pista de cada vez.

Cronologia

07 de outubro: bueiro, talude e rodovia destruídos após fortes chuvas caírem na região;

10 de outubro: início da obra de recuperação do local atingido;

04 de novembro: liberação total do tráfego de veículos;

09 de novembro: prevista execução do pavimento asfáltico no trecho, com trecho operando em meia pista durante os serviços neste dia. (Com assessoria)