Fechar
Terça, 30 de abril de 2024
Terça, 30 de abril de 2024
Destaques 01/11/2023

Ponta Grossa recebe o 'Prêmio Gestor Paraná' pelos Laboratórios de Aprendizagem Criativa

Iniciativa recebeu uma das estatuetas do Prêmio, em Curitiba, como o melhor projeto do Paraná na área da Educação

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ponta Grossa recebe o 'Prêmio Gestor Paraná' pelos Laboratórios de Aprendizagem Criativa

O Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC), programa de inovação e alfabetização científica da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa, recebeu, nesta terça (31), o Prêmio Gestor Público do Paraná como o melhor projeto de Educação do Estado. A honraria foi concedida pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná, o Sindafep.

A revelação dos premiados ocorreu durante a Sessão Solene de premiação do XI Prêmio Gestor Público, promovido pelos organizadores, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.

Criado pela Prefeitura de Ponta Grossa e realizado pela Secretaria Municipal de Educação, o LAC obteve o reconhecimento pela metodologia inovadora e pelos resultados de aprendizagem demonstrados pelos alunos e professores participantes. No seu primeiro ano de implementação, 15 escolas municipais já contam com a estrutura, que oferece um espaço diferenciado com robótica educacional, computadores pessoais, arduínos e outros componentes eletrônicos para o aprendizado dos alunos de até 10 anos.

A prefeita Elizabeth Schmidt recebeu uma das estatuetas da premiação, que reconhece os projetos de qualidade realizados pelos municípios paranaenses.

“Este é um reconhecimento e uma homenagem a todas as professoras e alunos desta primeira etapa do LAC, que serão 50 no próximo ano. Vocês plantaram essa semente que irá gerar muitos e valiosos frutos para a nossa Educação, que está agora em primeiro lugar”, comemorou a prefeita.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, também dedicou a premiação às professoras e alunos dos Laboratórios.

“Muitas pessoas se dedicaram para que nossa educação pudesse dar esse passo decisivo no sentido da inovação e do conhecimento. Com apenas um ano de implementação, nossos alunos já demonstraram que as metodologias utilizadas nos LACs contribuem diretamente para a melhoria na qualidade de ensino e, em breve, chegaremos aos 50 laboratórios”, confirma a secretária.

Banco de Projetos

Segundo Laerzio Chiesorin Junior, coordenador geral do Prêmio Gestor Público Paraná, o destaque para Ponta Grossa se deu pela qualidade do projeto e pela possibilidade de servir de exemplo para outras cidades do Paraná.

“As iniciativas de Ponta Grossa são de fato exemplos para outros municípios. Ele é um projeto acessível e é replicável. Isso é muito importante para nós. Conseguir encontrar um projeto que tem qualidade e que é possível replicar em outros municípios é o sonho de nosso avaliador e do nosso prêmio. Conheci o projeto e achei genial no sentido de dar uma visão diferente para a educação”, elogia o coordenador.

Todas as iniciativas premiadas pelo Prêmio Gestor Paraná estão incluídas no Banco de Projetos do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, o Sindafep. A descrição do Laboratório de Aprendizagem Criativa está disponível neste LINK. (Com assessoria)