A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (DAC/Proex), divulgou os espetáculos selecionados para a 51ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata). Em 2023, o Festival de teatro ininterrupto mais antigo do Brasil terá, pela primeira vez em sua história, mostras específicas para palhaçaria, teatro de animação e teatro experimental.
Na categoria adulto estão "Moby Dick e os caçadores de baleia", da Cia de 2, de São José dos Campos (SP), e “N”, da Cia Arte-Móvel, de Santa Bárbara d’Oeste (SP). Os infantis são "Emaranhada", da Arte, Movimento & Luz, de São Paulo (SP), "E o Sol Avermelhou", da Cia Arte Móvel, de Santa Bárbara do Oeste (SP), e "Caê", da Karma Coletivo de Artes Cênicas, de Itajaí (SC).
A categoria Campos Gerais, que valoriza a arte local, terá como atrativos "Ai! Sumiram os brinquedos" e "Memórias", do Grupo Dia de Arte, e "Motirõ", do Coletivo Cacareco e Grupo Dupla de dois. A mostra especial tem peças de Curitiba, Rio de Janeiro e Campinas (SP).
Realizado desde 1973, o Fenata faz parte do calendário oficial da UEPG e acontece sempre no mês de novembro. Participam grupos de Ponta Grossa e de todo o Brasil, com espetáculos nos mais variados gêneros e para os mais diversos públicos.
Palco de grandes peças, que já contou com presenças de nomes consagrados, o festival é um espaço de cultura e de debate na área de artes cênicas, integrando a produção local à nacional e promovendo o fortalecimento de linguagens e o olhar crítico sobre a produção contemporânea. O 51° Fenata acontece entre 30 de outubro e 10 de novembro de 2023. (Com assessoria)