A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), já iniciou as ações do Programa Mulher + Segura PG junto a estabelecimentos comerciais.
“Proteger nossa mulheres é um dever da sociedade e do poder público como um todo. Por isso, estamos buscando implementar ferramentas que auxiliem neste processo e tornem Ponta Grossa uma cidade onde as mulheres se sintam seguras e acolhidas. O Mulher + Segura PG faz parte desse processo e é iniciativa essencial para que possamos alcançar esse objetivo”, declara a prefeita Elizabeth Schmidt.
Nesta quinta-feira (31), as equipes da Patrulha Maria da Penha, acompanhadas da secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, realizaram orientações e entregaram um certificado ao primeiro local a integrar o Programa no Município.
“A promoção dessa atividade é muito importante no sentido de contribuirmos para a formação de um ambiente mais seguro para as mulheres da nossa cidade. Isso porque todos os estabelecimentos certificados participam de uma capacitação com a Patrulha Maria da Penha e disponibilizam um Drink de Segurança, medida que funciona como código na busca de ajuda em casos de violência e assédio”, explica a secretária Tânia Sviercoski. Ainda sobre a ação, a secretária destaca que o trabalho deve ser intensificado no decorrer das próximas semanas.
“Nós seguiremos buscando ampliar o número de estabelecimentos participantes para fortalecer, cada vez mais, nossa rede de proteção às mulheres vítimas de violência”, completa.
O Programa Mulher + Segura PG prevê a realização de diversas ações voltadas às mulheres em situação de violência no Município, incluindo a disponibilização de um aplicativo com botão do pânico para mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha, a disponibilização de uma linha direta de contato para servidoras da Prefeitura de Ponta Grossa, a realização de parcerias público privadas e a promoção de palestras e ações de conscientização sobre violência contra a mulher.
A iniciativa faz parte do Vale dos Trilhos da Prefeitura de Ponta Grossa e está inserido no eixo Democratização Tecnológica e Inclusão Digital. (Com assessoria)