A Prefeitura de Ponta Grossa tem tomado uma série de medidas que contribuem para uma cidade inteligente. Representando esse marco, no próximo dia 15 de agosto, a Copel irá iniciar a troca de 150 mil medidores nas residências. A mudança tem investimento previsto de R$ 67 milhões e faz parte do programa “Rede Elétrica Inteligente”, tecnologia que automatiza o sistema de energia.
Ponta Grossa é a primeira das grandes cidades a receber o programa. “Uma importante iniciativa para a nossa cidade, que só vem a somar, representando mais um marco na cidade inteligente. Esse investimento permitirá uma série de encadeamentos, além de permitir menor tempo de desligamento, maior agilidade caso sejam necessários reparos na rede e mais segurança”, salienta a prefeita, Elizabeth Schmidt.
Segundo informações da Copel, haverá menor tempo e menor número de desligamentos, restabelecimento automático, leitura à distância, controle de consumo e qualidade da energia.
O gerente do Departamento de Serviços da Copel, Gilberto Conti, explica que o principal benefício para o consumidor vai ser a possibilidade de poder acompanhar instantaneamente, via aplicativo de celular, o consumo de energia. “Vamos melhorar a qualidade do fornecimento, porque como esses medidores são interligados com o nosso Centro de Operação, vamos identificar alguma interrupção de energia e direcionar as equipes imediatamente, sem deixar o consumidor esperando por muito tempo”, completa.
Alerta
A população deve receber uma equipe de funcionários da empresa terceirizada Eleng, que estará identificada e devidamente equipada e uniformizada para que realizem as trocas. Por questões de segurança, é indicado que as pessoas peçam identificação e confiram os crachás dos eletricistas ao realizarem a troca do medidor.
Presenças
Além da prefeita, participaram da reunião o chefe de gabinete, Edgar Hampf, o gerente de departamento de serviços da Copel, Gilberto Conti, o gerente de departamento de projetos e obras da Copel, Daniel Gueiber, e o gerente da agência da Copel, Wesley Alexandro da Silva. (Com assessoria)