A presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, deu o primeiro passo para o avanço da área da Saúde na região. A reunião extraordinária da entidade ocorreu nesta quinta-feira (6), na Prefeitura de Carambeí, e reuniu 16 municípios representados por prefeitos, vice-prefeitos e secretários de saúde. Contou ainda com as presenças do deputado estadual Moacyr Fadel (PSD) e dos diretores da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa e da 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba, Silvia Carla e Roberto Amattuzi, respectivamente.
De forma virtual, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou da abertura da reunião, onde se colocou à disposição para receber as demandas. “O governador Ratinho Junior já autorizou a atualização da tabela SUS no Paraná. Então, nós temos muito a tratar com os municípios, inclusive, sobre o Programa Mais Médicos, do Governo Federal”, destacou o secretário, ao dizer que está à disposição para receber os municípios na Capital ou até mesmo para vir em uma reunião da AMCG.
Entre as demandas apresentadas estão as filas de pacientes oncológicos, vagas para hemodiálises, demora de cirurgias eletivas como ginecologia e ortopedia, falta de vagas para consultas, exames e cirurgias em hospitais mais próximos dos municípios, além da necessidade de uma regulação igualitária dos municípios da região para vagas de internação.
Elisangela comenta que a reunião resultou positivamente, principalmente, para somar a força política dos prefeitos com relação aos problemas técnicos da Saúde. “Não estamos fazendo motim contra o Estado, somos aliados. Somente queremos parceria recíproca. Queremos a equidade das regiões”, afirmou.
Diante disso, ficou definido que os presidentes dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosens), Anderson Cato, da 21ª Regional; e Maria Lídia Kravutschke, da 3ª Regional, serão responsáveis por elaborar um relatório com os apontamentos dos problemas e as possíveis soluções, juntamente com os técnicos de cada cidade.
Na próxima reunião esse relatório será apresentado junto aos prestadores de serviços da região, que são os hospitais Bom Jesus, Santa Casa e Moriah (Castro), entre outros, para a busca de soluções. A reunião deve contar com a presença do secretário Beto Preto. Também foi anunciado por meio de emenda parlamentar o investimento de R$ 5 milhões para a reabertura da Clínica de Hemodiálise de Castro, para atender pacientes da região que se deslocam para municípios distantes. (Com assessoria)