Todas as unidades escolares da rede municipal de ensino de Ponta Grossa passam a contar, neste ano, com um apoio extra para a vigilância e segurança dos profissionais, alunos e também do patrimônio público. Estão sendo instaladas novas câmeras de monitoramento nos CMEIs e Escolas que ainda não contavam com os equipamentos e feitas melhorias naqueles que já dispunham das câmeras.
“Esta ação se soma a diversas outras que tomamos neste ano para resguardar a segurança em nossos CMEIs e Escolas, sempre contando com a parceria da comunidade escolar. Temos a presença muito próxima da nossa Guarda Municipal, além de ações a curto, médio e longo prazo, visando a segurança de nossos alunos e servidores”, avalia a prefeita Elizabeth Schmidt.
Os recursos utilizados são oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal, que disponibilizou R$ 996 mil para o município em 2023, valor 14% maior do que o de 2022. O município deu prioridade para que os valores sejam investidos em monitoramento e segurança. Desta forma, 79 Escolas e CMEIs já instalaram novos sistemas de monitoramento nas últimas semanas. Outras 29 estão em processo de instalação e 47 em fase de orçamento e contratação.
“A Secretaria Municipal de Educação está mobilizada para a manutenção de uma cultura de paz em nossas escolas. Também estamos atentos à segurança e criamos o Comitê de prevenção à violência nas escolas, com participação direta das comunidades. Corrigimos vulnerabilidades no perímetro das unidades, adiantamos recursos para diversos reparos e orientamos as equipes gestoras, em uma parceria muito importante com a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública”, conta a secretária de Educação, Simone Pereira Neves.
Maria Fabiane Batista, diretora do CMEI José Santana, no Parque Bonsucesso, adquiriu as câmeras e está fazendo a instalação nesta semana. “Elas vão servir para intensificar a vigilância no espaço escolar, contamos com o monitoramento e o apoio da Guarda Municipal, o que irá coibir a ação de pessoas mal-intencionadas. Além de, como gestora, eu poder acompanhar a movimentação através do celular”, conta a diretora do CMEI, que recebe diariamente 60 alunos.
Já na Escola Municipal Frei Elias Zulian, em Oficinas, a diretora Liliamari Bastos instalou doze câmeras nos principais pontos. “Podemos assim ter uma noção do que está ocorrendo em vários locais da escola, de qualquer lugar. Ainda outro dia, pelo celular, reconheci uma mãe que estava no portão de entrada e solicitei que a deixassem entrar. É uma ferramenta fundamental para a nossa segurança”, disse a diretora da escola, que tem hoje 270 estudantes. (Com assessoria)