Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Ponta Grossa 30/05/2023

PG fica entre as três cidades do país com maior nota nos “Destinos Turísticos Inteligentes”

A cidade teve nota 82, ficando atrás apenas de Goiânia (GO), com 88 pontos, e Foz do Iguaçu (PR), que lidera a lista com pontuação 95 pontos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PG fica entre as três cidades do país com maior nota nos “Destinos Turísticos Inteligentes”

Ponta Grossa está entre os três primeiros municípios classificados na lista preliminar divulgada pelo Ministério do Turismo na última sexta-feira (26), na Estratégia Nacional DTI Brasil. A cidade teve nota 82, ficando atrás apenas de Goiânia (GO), com 88 pontos, e Foz do Iguaçu (PR), que lidera a lista com pontuação 95 pontos.

Dos 43 municípios pontuados pela Comissão de Habilitação e Seleção, 10 serão selecionados para receber diagnóstico e consultoria técnica para auxiliar a construção de um plano de transformação, bem como apoiar o planejamento de um sistema de gestão de um Destino Turístico Inteligente.

“Estou muito feliz e com muito orgulho que a nossa cidade faça parte da lista dos municípios selecionados e ainda mais por termos apresentado a maior pontuação. Isso mostra que atendemos aos critérios do Ministério do Turismo com excelência. Agora esperamos ansiosos os resultados finais”, destaca a prefeita, Elizabeth Schmidt.  

O secretário de Turismo de Ponta Grossa, Paulo Stachowiak, também avaliou o resultado da cidade. “A pontuação que Ponta Grossa recebeu neste processo reflete o exímio trabalho em conjunto da prefeitura e setor turístico do município. Os critérios de avaliação permeavam a qualificação dos servidores, distribuição e manejo da informação, além de planos e projetos de mobilidade, acessibilidade, conectividade e segurança. Estamos confiantes com o resultado final”, diz.

A lista dos municípios classificados está disponível no link: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/mtur-divulga-resultado-preliminar-dos-municipios-classificados-na-estrategia-nacional-dti-brasil.

Sobre o DTI

O Destino Turístico Inteligente (DTI) tem foco no turismo inovador, tecnológico e sustentável, que agregue ao desenvolvimento econômico e qualidade de vida.

Esta é segunda edição do projeto, que já foi realizado como projeto-piloto e selecionou 10 destinos: Brasília/DF e Campo Grande/MT (Centro-Oeste): Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte). Todos receberam certificados de “DTI em Transformação”.

Os municípios participantes foram selecionados a partir de critérios como conectividade, disponibilização de internet pública gratuita e índices de empreendedorismo e de desenvolvimento humano, entre outros quesitos. (Com assessoria)