Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 26/05/2023

Jaguariaíva: asfalto em quase 100% das ruas é uma das principais obras da gestão de Alcione Lemos

A prefeita de Jaguariaíva, município que completa 200 anos neste ano, é a entrevistada na série com prefeitos dos Campos Gerais e Centro Sul do Paraná

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Jaguariaíva: asfalto em quase 100% das ruas é uma das principais obras da gestão de Alcione Lemos

Ceres Regina de Aguiar Vieira, especial para os Blogs do Doc.com e do Johnny

Faltando 20 meses para o término do mandato dos prefeitos eleitos e reeleitos, muitos foram e ainda são os desafios daqueles que iniciaram a gestão em meio à pandemia da Covid-19 e que mudou o cenário mundial, afetando o dia a dia das pessoas, os rumos da economia, e claro, a administração dos municípios. Paralelo a isso, o Brasil viveu eleições para Governo do Estado e Presidência da República, assistiu a uma onda crescente de ataques a escolas e está na expectativa de novos rumos para a economia.

Os Blogs do Doc.com e do Johnny conversaram com os prefeitos que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) para saber como cada um enfrentou essas situações, o que fez e quais as expectativas para esses meses que ainda têm pela frente. Dando sequência a série de reportagens, a entrevista de hoje (25) é com a prefeita de Jaguariaíva, Alcione Lemos.

BD/BJ - A senhora já completou pouco mais de dois anos de mandato. Quais foram as maiores dificuldades e as maiores conquistas da administração até agora?

Alcione Lemos - Uma das maiores dificuldades no início do mandato, certamente, foi colocar a casa em ordem, acertar pendências e regularizar certidões. Além das certidões, conquistas também através de boas parcerias, como a do Governo do Estado, que tem sido um importante parceiro junto com deputados amigos do Município, por meio de significativos recursos aplicados em muitas obras, sendo uma das principais, o programa Pavimentação em Ação, que está contemplando todos os bairros e quase 100% das vias públicas.

BD/BJ - Qual foi o impacto da pandemia na arrecadação do município e no repasse dos recursos federais e estaduais e como a administração lidou com isso?

Alcione Lemos - A pandemia impactou em vários setores, inclusive na arrecadação e repasses, sim. Mas superamos todos os transtornos a partir de uma gestão comprometida, responsável e transparente, que soube superar as dificuldades através do trabalho de equipes altamente competentes e eficientes, que trabalham no bom planejamento e na melhor aplicação dos recursos existentes.

BD/BJ - Os municípios foram impactados com a onda de ameaças de violência contra as escolas. Como a administração está trabalhando para garantir a segurança?

Alcione Lemos - Em Jaguariaíva nossa preocupação e cuidados com a segurança das nossas crianças já vêm de antes desses acontecimentos. Todas as nossas escolas municipais e CEMEI’s têm muros, portões eletrônicos, cadeados, câmeras de monitoramento, com acompanhamento pelo Departamento de Segurança Patrimonial, além das câmeras distribuídas pela cidade. No último mês, ampliamos essa segurança através da contratação de controladores de acesso (seguranças), durante todo o período letivo.

BD/BJ - Das metas de campanha, quais a senhora conseguiu alcançar?

Alcione Lemos - Quase todas. Em nosso Plano de Governo elencamos 25 principais projetos, sendo que desses, quase 20 já foram executados. Entre eles, Caminhos do Sertão (turismo rural), Fortalecimento do Turismo, com várias ações, Cidade Luz, Cidade Linda e Cidade Segura, com mais de 130 câmeras de monitoramento acompanhadas pelo Departamento de Segurança e Polícia Militar, Regularização Fundiária, em parceria com o Tribunal de Justiça, Apoio e Fortalecimento do pequeno produtor rural, Pavimentação em Ação, Mais educação, Esporte é Vida, Gestão Moderna, e implantação do Regional Primavera, uma extensão da Prefeitura na região mais populosa da cidade, projetos para geração de emprego e renda, através do turismo, do fortalecimento do comércio e da promoção de diferentes cursos de qualificação e capacitação profissional, entre outros.

BD/BJ - Nestes 20 meses que faltam para terminar o mandato, qual a sua expectativa e o que os munícipes podem esperar?

Alcione Lemos - As expectativas são sempre as melhores, a partir de um árduo trabalho que tem início sempre no planejamento, na organização e na execução de qualidade, seja em obras, seja nos serviços públicos oferecidos. É comprovar cada vez mais que a partir do trabalho de uma boa administração, vemos o crescimento do Município nos mais diferentes setores, principalmente no comércio, prestação de serviços, na infraestrutura e mobilidade urbana, na saúde e na educação. E também no turismo, que temos colocado como um dos carros chefes desta gestão, fazendo de nossas belezas naturais um turismo seguro, responsável e sustentável, gerando emprego e renda, trazendo visitantes de todos os cantos e levando o nome de Jaguariaíva para além fronteiras.

BD/BJ - Como a senhora avalia a gestão do governador Ratinho Junior e do Presidente Lula?

Alcione Lemos - A capacidade de gestão do governador Ratinho Junior já é comprovadamente boa, buscando atender sempre as demandas dos municípios, onde firma grandes e importantes parcerias pelo melhor para a gente de cada região. Já o Presidente Lula está ainda no início da gestão, a caminho ainda do primeiro semestre, e que como todo início de mandato, as primeiras ações são sempre no sentido de organizar a casa para dar início aos seus próprios projetos. Mas as expectativas são de grandes projetos e ações venham a somar aos projetos de cada um dos mais de cinco mil municípios do país.

BD/BJ - Ano que vem é ano de eleição municipal, a senhora já tem definido se será candidata a reeleição ou já tem definido quem será o candidato do seu grupo?

Alcione Lemos - O momento ainda é de muito trabalho, estamos focados nos projetos que ainda queremos desenvolver e naqueles que queremos fortalecer e ampliar em busca de levar mais e mais qualidade de vida a todos os jaguariaivenses.