Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Política 24/05/2023

Investimentos em saúde, asfalto e educação avançam na gestão Douglas Modesto, em Ipiranga

Dentro da série de entrevistas com prefeitos da AMCG e Amcespar, hoje (24) é a vez do prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto, explanar sobre sua gestão à frente da administração do Município

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Investimentos em saúde, asfalto e educação avançam na gestão Douglas Modesto, em Ipiranga

Ceres Regina de Aguiar Vieira, especial para os Blogs do Doc.com e do Johnny

Faltando 20 meses para o término do mandato dos prefeitos eleitos e reeleitos, muitos foram e ainda são os desafios daqueles que iniciaram a gestão em meio à pandemia da Covid-19 e que mudou o cenário mundial, afetando o dia a dia das pessoas, os rumos da economia, e claro, a administração dos municípios. Paralelo a isso, o Brasil viveu eleições para Governo do Estado e Presidência da República, assistiu a uma onda crescente de ataques a escolas e está na expectativa de novos rumos para a economia.

Os Blogs do Doc.com e do Johnny conversaram com os prefeitos que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) para saber como cada um enfrentou essas situações, o que fez e quais as expectativas para esses meses que ainda têm pela frente. Dando sequência à série de reportagens, a entrevista de hoje (24) é com o prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto.

BD\BJ - O senhor já completou pouco mais de dois anos de mandato. Quais foram as maiores dificuldades e as maiores conquistas da administração até agora?

Douglas Modesto - Sem dúvida a maior dificuldade da gestão foi o enfrentamento à Covid-19 durante um ano inteiro e mais um pouco do segundo ano de mandato. Os esforços, a atenção foram integralmente no combate à Covid. Tivemos leitos lotados e os recursos foram destinados em sua maioria para a saúde e naquele momento, outros projetos ficaram em segundo plano. A gestão tem quatro anos, já é curta e considerando que os projetos demoram para acontecer, o primeiro ano de gestão
foi complicado.

As maiores conquistas estão em todas as áreas. Avançamos na saúde, colocamos mais uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), mais um médico além dos plantonistas para atender no hospital; implantamos a farmácia móvel; saúde mental; médico pediatra que não tínhamos; aumentamos o número de consultas e exames e eliminamos filas.

No esporte construímos quatro campos society; na educação distribuímos uniformes escolares, materiais didáticos equivalentes ao da rede privada; compramos sete novos ônibus escolares para o transporte escolar; demos ordem para construção de uma quadra de esportes no valor de um milhão de reais para uma escola e já estamos assinando outra para mais uma quadra também no valor de um milhão de reais.

Avançamos nas estradas rurais atendendo à população, na agropecuária e meio ambiente implementamos o projeto Ipiranga Mais Verde que é a troca de reciclados por alimento vindo direto do produtor. Na assistência social inauguramos o espaço para aulas de balé, dança e muay thai para as crianças mais carentes, e também demos atenção para o grupo dos idosos com diversas atividades. São inúmeros avanços e as conquistas vêm acontecendo a longo do tempo.

BD\BJ - Qual foi o impacto da pandemia na arrecadação do município e no repasse dos recursos federais e estaduais e como a administração lidou com isso?

Douglas Modesto - Não tivemos grandes dificuldades porque contamos com a ajuda dos governos estadual e federal no combate à pandemia. A maior dificuldade foram os leitos que não existiam no município, no estado e em outros locais. Essa foi a maior dificuldade para todos.

BD\BJ - Os municípios foram impactados com a onda de ameaças de violência contra as escolas. Como a administração está trabalhando para garantir a segurança?

Douglas Modesto - Temos que trabalhar com responsabilidade e sabemos que tem que ter a segurança necessária para nossos alunos. Fizemos reuniões com comitês, pais, Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público e chegamos à conclusão de que o momento não era de pânico e sim de tranquilizar nossos alunos e adotamos medidas como instalação de câmeras em algumas escolas e controle de entrada e saída das pessoas, que entendemos que é o mais importante neste momento.

BD\BJ - Das metas de campanha, quais o senhor conseguiu alcançar?

Douglas Modesto - Em relação às metas da campanha, temos um plano de governo, mas a maior parte dos objetivos já foram cumpridos, alguns ainda dependem de questão orçamentária.

BD\BJ - Qual o maior desafio dessa gestão ainda por vencer?

Douglas Modesto - Os desafios da gestão são realmente correr contra o tempo para concluir projetos a exemplo de pavimentação e moradia que estão em andamento. Ainda restam alguns meses para concluir a gestão e queremos entregar para a população aquilo que ela espera e merece dentro do mandato que ainda resta.

BD\BJ - Nestes 20 meses que faltam para terminar o mandato, qual a sua expectativa e o que os munícipes podem esperar?

Douglas Modesto - A expectativa é a melhor possível, até porque Ipiranga avançou muito nestes três anos em todas as áreas e a tendência é continuar acontecendo. Projetos sendo desenvolvidos e ainda tem muito a ser feito que não foi executado devido à questão de tempo, como poços artesianos que estamos implementando em inúmeras localidades, obras em andamento, pavimentação, construção de quadras esportivas, geração de empregos com a instalação da empresa Kadesh. A expectativa é executar esses projetos.

BD\BJ - Como o senhor avalia a gestão do governador Ratinho Junior e do Presidente Lula?

Douglas Modesto - O governador Ratinho Junior trouxe uma gestão inovadora que o estado precisava. O secretariado é competente e os projetos estão andando com recursos investidos nos municípios que têm projetos. Em relação ao governo federal, acredito que seja cedo para avaliar, até porque estamos com apenas cinco meses de mandato.

BD\BJ - Ano que vem é ano de eleição municipal, o senhor já tem definido se será candidato a reeleição ou já tem definido quem será o candidato do seu grupo?

DOUGLAS MODESTO - Quanto à eleição municipal, como prefeito me coloco à disposição do grupo que é quem decide quem será o candidato, meu nome está à disposição.