Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Cidades 22/05/2023

Jogos de Aventura e Natureza começam em junho no Paraná

Os jogos serão realizados em quatro etapas. A edição de 2023 tem como grande motivação o desenvolvimento de regiões específicas do Estado por meio do esporte

Ouça a notícia Ouça a notícia – Tempo de leitura aprox. --
Jogos de Aventura e Natureza começam em junho no Paraná

Os Jogos de Aventura e Natureza (JANs) estão de volta em junho. O circuito de eventos, organizado pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado do Esporte, conta com o apoio das federações esportivas de cada modalidade e prefeituras. A edição de 2023 tem como grande motivação o desenvolvimento de regiões específicas do Estado por meio do esporte.

Os jogos serão realizados em quatro etapas: JAN Norte (junho), em Londrina, Sertanópolis, Primeiro de Maio e Alvorada do Sul; JAN Festival de Inverno; (julho), em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba; JAN Corredor das Água (setembro/outubro), em Porto Rico, São Pedro do Paraná, Paranavaí, Marilena, Maringá e Terra Rica; e JAN Angra Doce (outubro), em Siqueira Campos, Jacarezinho, Carlópolis, Ribeirão Claro, Tomazina e Tibagi.

Serão mais de 50 modalidades, como basquete 3x3, beach soccer, caiaque polo, canoagem slalom, corrida de aventura, futebol americano, surfe, pesca esportiva, vôlei de praia, skate e punhobol. A programação traz várias novidades como o Teqball, o popular futmesa; o X1, um jogo de futebol com apenas um jogador de linha e um goleiro em cada time; natação em águas abertas; polo aquático; trail run; e esportes à motor. Confira AQUI as modalidades por região.

Além disso, serão oferecidas oficinas como Rugby, Flag Football, Skate, Teqball, Patinação, Beach Tennis, entre outras. Também fazem parte da programação gincanas (“Qual seu Talento”, “Desafio TikTok”, “pet mais lindo”, torneios relâmpagos, jogos de mesa e competição indígena) e atividades de palco (zumba, axé, sertanejo, kangoo jump, Treino Intervalado de Alta Intensidade e shows de bandas locais).

Ativos desde 2019, os JANs já atraíram 150 mil atletas em seu formato de competição/apresentação/participação. A expectativa é de que os Jogos de Aventura e Natureza de 2023 recebam um grande público porque vão acontecer paralelamente aos Festivais da Família, que têm como proposta integrar a família e a comunidade para fomentar a prática de atividade física. O objetivo do programa é atender crianças, jovens, adultos, idosos e o paradesporto.

Para Tiago Campos, diretor de Inovação e Incentivo ao Esporte, as quatro etapas prometem movimentar todo o Estado através de competições, clínicas esportivas e apresentações. “Estamos promovendo o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico, e a gente espera que o público compareça, participe e se divirta”, afirma.

Jogos Indígenas

Outra integração familiar que vai ocorrer durante o JANs é a parceria com os Jogos Indígenas, que farão parte da programação entre os dias 3 e 4 de junho, no Aterro do Lago Igapó, em Londrina. A proposta prevê 10 modalidades dos jogos tradicionais indígenas, além de apresentações culturais, pintura corporal e exposição de artesanatos produzidos por artistas indígenas, envolvendo as comunidades da Aldeia Água Branca e Apucaraninha, do entorno de Londrina, além de outras etnias convidadas, de diferentes estados do País.

Denis Laurindo, coordenador de Articulação Política da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, acredita que a principal novidade é a celebração da vida e da força da tradição dos povos originários. “Estarão reunidas as comunidades Kaingang, Guarani e Xetá, três etnias que têm sua vivência no território paranaense. Essa mostra é um embrião de um projeto maior, para que essa celebração de tradição e cultura se estenda a 63 aldeias através do esporte”, completa.

Jogos de Aventura e Natureza

JAN NORTE (junho): Londrina, Sertanópolis, Primeiro de Maio e Alvorada do Sul

JAN FESTIVAL DE INVERNO (julho): Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba

JAN CORREDOR DAS ÁGUAS (setembro/outubro): Porto Rico, São Pedro do Paraná, Paranavaí, Marilena, Maringá e Terra Rica

JAN ANGRA DOCE (outubro): Siqueira Campos, Jacarezinho, Carlópolis, Ribeirão Claro, Tomazina e Tibagi

Festival da Família

Etapa Norte: 03 e 04 de junho, em Londrina

Festival de inverno: 8 e 9 de julho, em Paranaguá

Corredores das Águas: 24 e 25 de setembro, em Maringá

Angra Doce: 21 e 22 de outubro, em Jacarezinho

(Com assessoria)