Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 15/05/2023

37ª Semana de Cultura começa nesta terça (16) em PG

Com o tema “Vir para ver”, o evento deste ano oferecerá uma experiência diferente para o público. As atrações só serão conhecidos na hora e local previstos, sem divulgação anterior

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
37ª Semana de Cultura começa nesta terça (16) em PG

Será aberta nesta terça (16) a 37ª Semana de Cultura Bruno e Maria Enei. Com o tema “Vir para ver”, o evento deste ano oferecerá uma experiência diferente para o público. As atrações só serão conhecidos na hora e local previstos, sem divulgação anterior. A programação acontece entre os dias 16 e 21 deste mês (terça a domingo). A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Evento mais tradicional do calendário municipal, a Semana de Cultura acontece ininterruptamente há 37 anos. Conforme lembra o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, o objetivo principal é a formação de plateia, dentro dos eixos ‘Legados Intelectuais’ e de ‘Memória e Identidade’ na programação dos 200 anos de Ponta Grossa.

De acordo com Alberto Portugal, a proposta pensada para este ano pretende provocar surpresa ao público a partir de uma “experiência às cegas”, na qual a plateia não saberá qual será a atração, apenas irá ao local e horário definidos e lá, então, vai se deparar com um concerto, uma peça de teatro ou outra forma de arte. “A proposta é baseada em um novo conceito que tem surgido em áreas como gastronomia e turismo e que agora vai ganhar espaço na cultura. É o ato de consumir cultura sem ter uma prévia do que vai assistir”, explica.

Alberto Portugal explica ainda que será uma Semana de Cultura repleta de códigos e surpresas para que o público compreenda o consumo cultural sem uma concepção inicial do ídolo, daquele artista, estilo ou arte preferida. Dentro dos objetivos de formação de plateia, destaca o propósito de ir ao teatro, à galeria, vivenciar a experiência cultural pela arte, sem saber o que vai assistir.

Datas e locais

A abertura da Semana de Cultura acontece na Concha Acústica da Praça Barão do Rio Branco, que foi revitalizada, recebendo pintura e nova iluminação. A solenidade acontece a partir das 18h30. Todo restante da programação será realizada no Cine-Teatro Ópera.

Dias 17, 18 e 19 (quarta a sexta) as atrações terão como espaço o Palco A, com início às 20 horas. Já no sábado (20), além desse horário, também haverá uma programação anterior (às 19 horas) no Palco B. A Semana da Cultura será concluída no domingo (21) com início um pouco mais cedo, às 19h30.

A programação da 37ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei foi pensada com classificação de indicação livre, para todas as idades. “A proposta é que famílias e grupos venham aos nossos espaços culturais e se encantem com toda a programação, muito especial, pensada dentro dos 200 anos de Ponta Grossa”, finaliza o secretário. (Com assessoria)