A Semana de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes foi aberta oficialmente, nesta segunda-feira (8), com a assinatura do decreto municipal que institui formalmente a Comissão Municipal Intersetorial de Enfrentamento às Violências contra Criança e Adolescente – CEVES.
Ao assinar o documento, a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) ressaltou a importância da Semana que é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
“Essa é uma questão que jamais pode ser esquecida. A proteção a esse público, vulnerável por natureza, deve ser integral, unindo forças entre o poder público e a sociedade. Quando falamos em violência não podemos nos limitar a pensar somente na violência física, há muitas outras que, em sua maioria, são veladas e silenciadas, por isso essa semana é tão importante.”, avalia a prefeita.
Durante a solenidade de abertura, realizada no saguão da Prefeitura Municipal, a juíza da Vara da Infância e da Juventude de Ponta Grossa, Dra. Noeli Rebak, afirmou que a realidade atual é preocupante.
“Os números são alarmantes. Temos que alertar a sociedade e cobrar que as políticas públicas sejam efetivas. Quem sabe assim, no ano que vem, a gente possa comemorar a redução nestes índices tão tristes”, declara Noeli.
Para a secretária Municipal de Família e Desenvolvimento Social, Tatyana Denise Belo, que também preside a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, a criação do Observatório da Criança e do Adolescente pode ajudar a mudar essa realidade.
“Com muita sensibilidade, a gestão da prefeita Elizabeth idealizou o Observatório da Criança e do Adolescente, ligado à nossa secretaria, que tem por objetivo articular, diagnosticar, implementar e propor ações e políticas públicas que direcionem a gestão, aliado ao CMDCA, para garantir a proteção integral de nossas crianças e adolescentes.”, revela Tatyana.
Além da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Mônica Mongruel, a solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito, Capitão Saulo, das secretárias municipais de Educação, Simone Neves, e de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski.
As forças de segurança também foram representadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, através do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes- NUCRIA.
A Semana de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes segue até o dia 19 de maio. A programação completa pode ser acessada neste LINK. (Com assessoria)