Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Política 04/05/2023

Parlamentares se preparam para realização da Assembleia Itinerante em Maringá

Poder Legislativo realiza audiências públicas e sessões especiais na Expoingá, entre os dias 10 e 13 de maio

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Parlamentares se preparam para realização da Assembleia Itinerante em Maringá

A Assembleia Itinerante se prepara para ouvir as reivindicações, demandas e sugestões da população de Maringá. Os deputados que representam os municípios da região no Legislativo já iniciaram a mobilização para receber propostas, iniciativas e sugestões dos cidadãos em audiências públicas e sessões especiais.

A Assembleia desembarca na Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) entre os dias 10 e 13 de maio. No dia 11, às 19 horas, os parlamentares participam de uma sessão especial no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, quando as entidades da sociedade civil entregam documentos com as necessidades da região. A edição 2023 da Expoingá será realizada entre os dias 4 a 14 de maio.

Para o presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), a experiência da primeira Assembleia Itinerante em Londrina prepara a iniciativa para Maringá.

"Como fizemos em Londrina, esta é mais uma forma de democratizar as ações do Poder Legislativo. Os deputados da região de Maringá estão promovendo o evento, prestigiando as autoridades e entidades para que possamos ouvi-las. Este é o meio que o Legislativo usa para permitir que as pessoas se aproximem cada vez mais do Poder", afirmou Traiano.

Para o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), as ações de Londrina devem se repetir em Maringá. “Saímos de Londrina com documentos robustos, com diversas sugestões de proposições que serão analisadas por nossas equipes técnicas e passarão a tramitar na Assembleia", comentou Curi.

A segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), afirmou que as ações na ExpoLondrina foram um sucesso e que em maio as lideranças e moradores de Maringá e região terão a mesma oportunidade na Expoingá. “A Assembleia Itinerante é uma medida estratégica para aproximar o Poder Legislativo da população paranaense. A estrutura estará pronta na Expoingá para receber sugestões e demandas da região”, destacou.

Expectativa

Também representante da cidade no Legislativo, o deputado Do Carmo (União) destacou a importância da aproximação da Assembleia com a população. “Neste mês de maio, seremos contemplados com a Assembleia Itinerante, que estará dentro da Expoingá. É um evento que aquece a economia de Maringá e da região Noroeste. Para os deputados, estar próximo ao povo, saber as demandas de Maringá e da região da Amusep é muito bom, pois conseguimos ver estes anseios. A Assembleia Itinerante se faz necessária para aproximar o povo da Casa de Leis. Será uma satisfação receber o povo de Maringá na Assembleia Legislativa do Paraná”, disse. 

Outro representante do município, o deputado Soldado Adriano José (PP) afirmou que a iniciativa de levar a Assembleia Itinerante para Maringá oferece a oportunidade para que os moradores da cidade e região possam participar e contribuir com o processo democrático de elaboração de leis e políticas públicas.

“Além disso, a realização de audiências públicas e outras atividades que permitam a interação entre representantes políticos e sociedade civil ajudam a fortalecer a democracia e a transparência nas ações do poder público. Ações como essa são importantes porque permitem que os cidadãos se sintam mais próximos e engajados com as questões políticas que afetam suas vidas diárias. É fundamental para que haja uma maior participação e envolvimento da população nas decisões políticas e na busca por soluções para os desafios enfrentados pelo Estado”, destacou.

Já o deputado Evandro Araújo (PSD) informou que vai promover uma audiência pública sobre "Reciclagem no Paraná: Desafios, Perspectivas e Alternativas". O evento ocorre no dia 11 de maio às, 10 horas, no Auditório Luiz Antônio Pena, dentro do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. "A região de Maringá é conhecida pelo forte apelo ambiental. Queremos no contexto da interiorização voltar a falar sobre esse tema que envolve toda a sociedade e que precisa ser sempre oxigenado", explicou Araújo.

Interiorização

A ideia da Assembleia Itinerante é que em cada mês do ano a sede do Legislativo seja transferida para feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando assim um canal direito entre a sociedade e o Legislativo.

Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população. Durante a agenda de trabalho, serão distribuídos materiais informativos sobre as atividades legislativas.

Além do atendimento presencial no interior do Estado, ouvindo diferentes segmentos e recolhendo sugestões, a Assembleia também fará a entrega títulos de menção honrosa do Poder Legislativo a pessoas de destaque na região. O objetivo é valorizar a atuação daqueles que trabalham em prol da comunidade. (Com assessoria)