Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Cidades 24/03/2023

Secretaria de Inovação é destaque no maior evento de cidades inteligentes do país

No último dia do evento, Marcelo Rangel realizou palestra sobre governança metropolitana, visitou stands e ressaltou a importância da feira

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Secretaria de Inovação é destaque no maior evento de cidades inteligentes do país

A quarta edição da Smart City Expo Curitiba 2023 contou com três dias para troca de experiências e integração entre empresas, comunidades, serviços públicos e privados. No último dia do evento a Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEIMT) atendeu centenas de visitantes e convidados no stand Smart Paraná e o secretário da pasta, Marcelo Rangel, palestrou sobre governança metropolitana.

“A governança metropolitana na era do compartilhamento é um tema crucial para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades. A colaboração e o compartilhamento de recursos entre as cidades são fundamentais para enfrentar os desafios complexos que a urbanização traz, promovendo a igualdade, a eficiência e a eficácia da gestão pública”, comenta Rangel durante a palestra.

De acordo com o secretário a governança metropolitana também apresenta desafios, como a necessidade de conciliar interesses e prioridades diferentes entre as cidades envolvidas. Para superar esses desafios, é fundamental que as cidades envolvidas estejam dispostas a cooperar e trabalhar em conjunto, desenvolvendo estruturas e mecanismos de governança que possibilitem a participação e o diálogo entre as diferentes partes interessadas.

Outras atividades realizadas durante o último dia da feira pela SEIMT foram o compartilhamento de experiências entre os municípios, abrindo espaço para ecossistemas apresentarem cases de sucesso, insigths e talks de cada região. Os municípios e empresas aproveitaram o espaço para demonstrar e destacar potenciais das suas regiões e serviços.

“Passamos dias sensacionais, inspiradores, onde muitas pessoas foram envolvidas para realizar o evento. Com muita partilha, colaboração, aprendizado e trabalho em conjunto fizemos acontecer e trocamos grandes experiências”, ressalta Diego Nogueira, Diretor Geral da SEIMT.

A quarta edição do evento chega ao fim e bate recordes, mais de 15 mil pessoas passaram pela feira, 26 Estados, 450 Prefeituras e mais de 150 palestrantes estiveram presentes. A Smart City Curitiba passa a ser, além do maior evento de cidades inteligentes do país, a segunda maior do mundo entre 40 eventos realizados fora de Barcelona em 14 anos.

“Obrigado pela oportunidade, estou passando um momento muito importante na minha vida, é um desafio gigante estar a frente da Secretaria de Inovação Estadual, ela é nova, porém tem uma meta clara, que é a de compartilhar experiencia dos prefeitos, o que é bom em um lugar, tem que ser bom em outro lugar. As tecnologias precisam estar em todo o Paraná, é um desafio que assumimos e faremos isso acontecer, vamos desburocratizar a inovação”, finaliza Rangel.

O potencial de novos negócios gerados nos três dias do Smart City Expo Curitiba 2023 (SCECWB 2023) é de R$ 150 milhões. O valor é três vezes maior do que o registrado na edição de 2022 do evento.

Do metaverso ao futuro das cidades, o SCECWB 2023 trouxe temas relevantes para as cidades inteligentes. Sustentabilidade, governança, tecnologia e mobilidade urbana foram alguns dos pontos trazidos nas dezenas de painéis apresentados durante o evento. (Com assessoria)