Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Cidades 22/03/2023

Secretaria da Inovação marca presença na Smart City Curitiba

O maior evento de cidades inteligentes do país segue até sexta-feira (24)

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Secretaria da Inovação marca presença na Smart City Curitiba

Começou nesta quarta-feira (22), em Curitiba, a quarta edição do Smart City. Organizado pelo iCities, eixo brasileiro de negócios em cidades inteligentes, com apoio internacional da Fira Barcelona e da Prefeitura de Curitiba, o evento segue até sexta-feira (24), tornando a capital paranaense um centro de discussões internacionais sobre soluções tecnológicas. A Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEIMT), através do secretário Marcelo Rangel e representantes, estará presente durante os três dias de evento.

A abertura aconteceu durante a manhã desta quarta-feira e contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e Rafael Greca, prefeito de Curitiba. A quarta edição do evento terá um dia a mais e a expectativa é de reunir 15 mil pessoas. A edição de 2023 tem como tema "Cidades que conectam pessoas e tecnologias”.

Durante a abertura do evento Ratinho Junior destacou que o Governo do Estado, através da SEIMT e Celepar, trabalha em conjunto com a iniciativa privada para levar inovações às cidades paranaenses. Segundo ele, para que cada vez mais municípios tenham acesso a tecnologias, o poder público e o setor privado têm trabalhado em conjunto, e devem trabalhar cada vez mais, levando soluções inteligentes aos serviços prestados à população.

“Esse trabalho é um dos motivos que faz com que as cidades paranaenses Curitiba, Ponta Grossa e Assaí sejam as únicas cidades da América do Sul incluídas no ranking das 21 comunidades mais inteligentes do mundo. É um orgulho para Curitiba sediar o maior evento do mundo de cidades inteligentes, o que demonstra a relevância da nossa Capital e do Estado como um todo na área de inovação”, destaca o governador.

A SEIMT esta comandando as ações do Estado no Congresso, através do stand “Smart Paraná”, juntamente com os parceiros: Fomento Paraná, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundação Araucária, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Tecpar, Celepar, Copel, Sanepar, Detran, Compagas, Separtec e ecossistemas locais de inovação. No espaço, a equipe técnica esta apresentando, aos convidados e visitantes, insigths sobre o setor e a transformação digital do Estado.

“Cidades cada vez mais inteligentes e inclusão digital fazem parte da nossa missão, que é dar oportunidade aos paranaenses em todas as áreas. Estamos levando a cultura de inovação para todos os órgãos do governo, usando ela para auxiliar nas demandas dos municípios, estimulando melhorias no cotidiano do cidadão paranaense. Cada vez mais queremos conectar incubadoras de tecnologia, startups, pesquisadores, técnicos do Estado, para potencializar a economia paranaense”, comenta Rangel.

Sobre Inovação no Estado

O Estado do Paraná tem um dos melhores ambientes de inovação do Brasil, com programas estaduais de fomento e conexão de startups e empresa, linhas de crédito com juros reduzidos, plataformas e arranjos de pesquisa de conexão de pesquisadores, sete universidades estaduais com agências de desenvolvimento sustentável, chamadas públicas para incentivo à transformação energética e serviços digitais para a população.

Smart City

O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, originada do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. A edição de 2022 reuniu 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, além de 95 palestrantes de 10 países e representantes de 50 empresas, que geraram cerca de R$ 40 milhões em potencial de negócios.

Os ingressos podem ser adquiridos via internet, nas categorias Congress Full Pass, que contempla o acesso a dezenas de palestras e eventos de relacionamento nos três dias de evento, e Congress Day Pass, válido para um dia.

A entrada é gratuita para a área de exposição, que vai reunir dezenas de empresas apresentando produtos, serviços e as novidades em desenvolvimento tecnológico da área de cidades inteligentes. A Smart City Expo Curitiba 2023 esta sendo realizada no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi – Curitiba). (Com assessoria)