Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Cidades 21/03/2023

Carambeí zera filas de exames com mutirão

Em três dias, foram quase 300 os exames realizados

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Carambeí zera filas de exames com mutirão

Mutirão realizado no município de Carambeí na última semana, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), zerou a fila dos exames de ecocardiograma e doppler. Em três dias, foram quase 300 os exames realizados.

Além do eco doppler, foram realizadas ainda ultrassonografias, ginecológicas e de órgãos e estruturas superficiais. “O mutirão foi um sucesso total. Veio trazer conforto e comodidade para os munícipes que não precisam sair fora do município para realizar os seus exames”, exultou a prefeita, Elisângela Pedroso.

A secretária de Saúde, Simone Andrusko destacou o quantitativo. “Estamos muito felizes por zerar algumas filas, e já em processo para zerar outras”, adianta. Para a realização dos exames, o município cedeu espaços nas Unidades Básicas de Saúde Novo Horizonte e Nova Holanda.

Conforme a secretária, novos mutirões já estão sendo programados. “Além da qualidade dos exames e atendimentos da equipe, queremos deixar os exames eletivos mais próximos da população”, aponta, contando que a ideia é manter com frequência os atendimentos para que novas filas não sejam criadas. 

Conforme a prefeita, algumas filas “que existiam por muito tempo”, agravadas pela pandemia, foram resolvidas. “E isso por meio de uma Clínica altamente capacitada com excelentes profissionais”, avalia, citando os serviços credenciados pelo Consórcio.

O CimSaúde deu início aos mutirões junto aos municípios consorciados no último ano. Ponta Grossa e Piraí do Sul já receberam a ação. No primeiro, consultas e exames de gastroenterologia foram realizados, já no segundo exames de Ultrassonografia e Eco Doppler colaboraram para diminuir as filas. 

Para organizar os mutirões, o CimSaúde deu início neste ano a um levantamento das principais necessidades da população da região.

“Percebemos a necessidade de atender essa demanda reprimida. Amenizar e ainda zerar as filas de demandas reprimidas nos municípios consorciados é mais um avanço na nossa saúde, e um benefício para quem espera por esse exame. Os mutirões representam a ação de grande importância, principalmente para os mais necessitados, e para aqueles pacientes que precisam dar continuidade aos seus tratamentos, com diagnósticos mais precisos”, destaca a diretora do CimSaúde, Pamela Costa.

“Estas ações demonstraram o compromisso com a saúde da população dos 19 municípios consorciados”, acrescenta. (Com assessoria)