Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Política 15/03/2023

Secretário da Fazenda apresenta números do Orçamento para a ACIPG

O secretário Cláudio Grokoviski participou da reunião semanal da diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Secretário da Fazenda apresenta números do Orçamento para a ACIPG

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial (ACIPG) recebeu, na última segunda-feira (13), em sua reunião da Diretoria, com a presidente Giorgia Bin Bochenek, diretores e associados, o secretário da Fazenda de Ponta Grossa, Cláudio Grokoviski. 

Em sua apresentação, o secretário apresentou um balanço das finanças do município no último ano. Grokoviski expôs números sobre a receita, as despesas, e detalhes de como o orçamento de R$1,6 bilhão foi utilizado. 

A fala do Secretário da Fazenda ainda trouxe um comparativo entre Ponta Grossa e cidades de porte semelhante, e entre estas, Ponta Grossa apresenta a menor arrecadação dos tributos IPTU, ITBI e ISS.

“O desafio que me deram foi tentar trazer aqui um pouco de como as finanças do município de Ponta Grossa se comportaram em 2022. Aproveitei para fazer algumas comparações. Trazendo dados em relação a outras receitas, de cidades como Maringá, Londrina, mas Ponta Grossa. Esta exposição também pode ajudar a gente a entender essas comparações”, afirmou o secretário.

Outro fato apontado pelo Secretário da Fazenda do Município foi o fato de Ponta Grossa obter por três anos consecutivos a classificação A na análise da capacidade de pagamento realizado pelo Tesouro Nacional, ligado ao Ministério da Economia. O fato de Ponta Grossa ter “rating A” permite à cidade acessar empréstimos com juros mais baixos, já que tem a União como garantidora.

Grokoviski ainda respondeu a questionamentos e sugestões feitas por diretores da ACIPG a respeito de temas ligados à arrecadação e aplicação de verbas no Orçamento do município.

“É muito bom saber desses números e ver a disponibilidade dos secretários e da prefeita Elizabeth Schmidt em participar dessas conversas que a ACIPG realiza frequentemente. Com o diálogo e união das diferentes partes Ponta Grossa vai se tornar uma cidade ainda mais pujante”, disse a presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek. (Com assessoria)