Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Destaques 07/03/2023

Ponta Grossa é pioneira em projeto de segurança pública integrada

O Município é o primeiro a implementar o conceito de cidades inteligentes na área de segurança utilizando a solução desenvolvida pela startup Metropolys

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ponta Grossa é pioneira em projeto de segurança pública integrada

A Prefeitura de Ponta Grossa inicia, nas próximas semanas, a implantação de um sistema pioneiro dedicado à gestão integrada de dados da segurança pública e tráfego do Município. O projeto é desenvolvido por meio de parceria com a startup Metropolys, empresa incubada no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O Município é o primeiro a implementar o conceito de cidades inteligentes na área de segurança utilizando a solução desenvolvida pela startup Metropolys. 

“A construção de uma cidade mais humana também passa pela construção de um ambiente mais seguro e integrado com as novas tecnologias dedicadas ao fomento do desenvolvimento e do bem-estar da nossa população. A implantação desta ferramenta vai ao encontro disso, pois permite que o Município desenvolva um trabalho cada vez mais alinhado com as demandas da comunidade e com respostas mais rápidas e assertivas. Transformar a segurança pública da nossa cidade é um compromisso da nossa gestão e, tenho certeza, que estamos ainda mais perto da consolidação desse objetivo”, comemora a prefeita Elizabeth Schmidt. 

De acordo com a secretária municipal de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a implantação do projeto tem impacto direto na tomada de decisões e na eficiência das medidas aplicadas pelo poder público na cidade. 

“Estamos trabalhando para que tenhamos o uso da tecnologia de ponta a serviço da Segurança Pública de Ponta Grossa. Nos últimos meses, temos ampliado o emprego de tecnologias no treinamento das nossas equipes e na consolidação de informações, buscando sempre aumentar a eficiência, agilidade e a resolutividade das nossas equipes que atuam no Município. Como resultado disso, nossa cidade se torna pioneira na utilização de um software de integração de informações que são úteis para a tomada de decisão e que contribuem para aperfeiçoarmos ainda mais os resultados positivos das ações destinadas à proteção da comunidade”. 

Batizada como Ponta Grossa Mais Segura, a iniciativa faz parte do Eixo Democratização Tecnológica e Inclusão Digital do Vale dos Trilhos do Município e  busca aplicar o conceito de cidade inteligente na área da segurança pública, utilizando de informações de tráfego e imagens coletadas por câmeras de monitoramento que servirão de base para a criação de modelos de controle e de gestão, contribuindo assim para a tomada de decisões do poder público nas mais variadas situações. 

Para a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa (Vale dos Trilhos), Tônia Mansani, “para uma cidade ser inteligente ela necessariamente necessita ser inclusiva, e seguramente este projeto integra comunidade e governo”. 

“O resultado da adoção desta tecnologia com as câmeras  é que as pessoas passam a zelar por esses locais, pois percebem o valor que têm.  Fortalecer a segurança em uma cidade inteligente é um estímulo à criatividade e inovação”, avalia.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que nos próximos anos a transformação das cidades envolverá vários desafios, o que exigirá cada vez mais investimentos em pesquisa e tecnologia.

“Uma das vocações do Tecpar é estimular a inovação no Paraná, e isso também inclui levar soluções inovadoras para o setor público e para a gestão das cidades. Neste sentido, a Intec trabalha para apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam contribuir para tornar as cidades mais inteligentes”.

Segundo o  CEO da Metropolys, Carlos Silva, a parceria com o Município tem evoluído a ponto de abranger até mesmo outras áreas além da segurança pública

“Ponta Grossa foi uma das primeiras cidades no Brasil a entender esse modelo, e hoje sai na frente de várias cidades do Brasil e do mundo no que se refere a cidades inteligentes. É muito gratificante podermos ajudar o município nesse processo de transformação”, afirma.

Ele explica que o projeto iniciou com foco em segurança pública, mas hoje já integra informações de trânsito, mobilidade, escolas e demais unidades da prefeitura, proporcionando uma completa integração de sistemas, sensores, dados e demais informações para fazer da cidade uma das mais modernas e conectadas do mundo.

Cidade mais segura

O projeto desenvolvido pela Metropolys visa a modernização dos sistemas de segurança urbana e trânsito, por meio da utilização de tecnologia de ponta, criação de modelos de controle e gestão e outras ações que estão mudando o conceito de gestão dessas áreas na cidade.

Entre as ações estão a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, a modernização dos semáforos e a criação de sistemas de controle de tráfego inteligente, bem como o uso de plataformas de integração e gestão de cidades.

Com a proposta de integrar dados, sistemas e sensores de forma eficiente, a plataforma da Metropolys permite a correlação desses dados e gera informações valiosas para a tomada de decisão.

Parceria

A plataforma desenvolvida pela Metropolys é capaz de integrar e monitorar diversos sistemas e bases de dados de um município. Pode, ainda, incorporar informações de sensores físicos das cidades, sejam eles relacionados à segurança pública, defesa civil, mobilidade urbana, entre outros. Desta forma, as demandas do município podem ser gerenciadas dentro da plataforma, auxiliando na gestão e tomada de decisões. (Com assessoria)