Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Política 06/03/2023

Secretaria de Inovação fecha parceria com Assaí e vira membro do Conselho

Objetivo da reunião foi a integração da cidade com o Estado. Assaí é uma cidade do interior do Paraná com menos de 20 mil habitantes, eleita uma das 21 cidades mais inteligentes do mundo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Secretaria de Inovação fecha parceria com Assaí e vira membro do Conselho

Na tarde desta segunda-feira (6), o secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, recebeu o secretário e a diretora da secretaria da Ciência Tecnologia e Inovação do município de Assaí, Igor Lima Freire Oliveira e Thais Domingues Jacob, respectivamente.

O objetivo da reunião foi a integração da cidade com o Estado. Assaí é uma cidade do interior do Paraná, região metropolitana de Londrina, com menos de 20 mil habitantes, e foi eleita uma das 21 cidades mais inteligentes do mundo pelo Intelligent Community Forum (ICF).

“Nós fizemos questão, antes de qualquer coisa, vir aqui no Estado, através da SEIMT, conversar com o secretário e validar nossas ações para que elas possam partir desde o zero com ação integrativa. Conseguir uma integração e auxilio do Estado focando principalmente nas agendas que interrompem o funcionamento normal das iniciativas e fazer um trabalho de gestão de identidade foram os assuntos mais importantes da nossa reunião. Ter parceria do Estado nos trabalhos que estamos realizando fará com que nossas ações resultem em impactos positivos não apenas para cidade, mas para todo o Estado.”, destaca Oliveira.

Rangel colocou a SEIMT à disposição de Assaí, auxiliando no que for necessário para que o município continue evoluindo e se destacando.

“Assaí passará a ser referência para outras cidades menores do interior do Estado do Paraná, porque é possível. Há um ano Assaí não imaginava que poderia chegar a este patamar e hoje é uma realidade. É a primeira cidade abaixo de 20 mil habitantes na América Latina que conseguiu se posicionar. Cidades cada vez mais inteligentes, e a inclusão digital fazem parte da nossa missão, que é transformar e dar oportunidades aos paranaenses”, comenta Rangel.

Além de auxiliar Assaí nos projetos futuros, a SEIMT passa a fazer parte do Conselho da cidade, participando das iniciativas e projetos.

“Saio daqui extremamente realizado, secretário é sensacional, vejo as energias muito positivas, conseguimos dar mais propósito ao que a gente pretende, a SEIMT tem agora a missão de fortalecer Assaí no que a gente já se colocou para o mundo como referência, saio daqui com mais esse passo dado e com o sim da SEIMT em fazer parte do nosso Conselho Municipal”, finaliza Oliveira.

Cidades Inteligentes

Após a seleção das 21 comunidades, analistas do ICF vão escolher as sete mais inteligentes do ano, que serão anunciadas em junho, em um evento em Ontário, no Canadá. Em outubro, a instituição vai indicar a Comunidade Mais Inteligente do Mundo durante a Conferência Global do ICF, que acontece em Nova York.

A escolha das localidades é baseada em dados quantitativos e qualitativos que estejam relacionados aos seis Fatores de Aceleração Estratégica das Comunidades, uma metodologia do fórum que busca determinar a competitividade das comunidades em termos de economia, cultura e ações sociais. (Com assessoria)