Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Cidades 06/03/2023

Com grande aprovação de público, Verão Maior Paraná foi o melhor da história

Ampla programação esportiva e de lazer, atrações culturais e reforço na segurança estiveram entre os principais destaques das atividades disponibilidades pelo Governo nesta temporada no Litoral e na região Noroeste

Ouça a notícia Ouça a notícia – Tempo de leitura aprox. --
Com grande aprovação de público, Verão Maior Paraná foi o melhor da história

Com o fim oficial do Verão Maior Paraná, o Governo do Estado realizou nesta segunda-feira (06) o balanço final da iniciativa, que levou diversas opções de esporte e lazer a milhares de veranistas e moradores, reforçou a segurança e gerou impacto econômico positivo ao comércio e setor de serviços das cidades do Litoral e das praias de água doce da região Noroeste. A apresentação foi conduzida pelo governador em exercício Darci Piana e pelo secretário do Esporte, Hélio Wirbiski, que também coordenou toda a operação estadual ao longo dos últimos dois meses.

Piana disse que os investimentos estaduais aportados em diferentes áreas no Litoral fizeram com que as expectativas de dificuldades que existiam devido às restrições de trânsito para a região não se concretizassem. “Apesar dos problemas que tivemos nas rodovias em decorrência das chuvas, tivemos o melhor verão dos últimos tempos no Paraná”, afirmou.

“O sucesso é resultado da colaboração dos órgãos estaduais envolvidos, o que ficou demonstrado pela aprovação dos turistas e dos moradores sobre a segurança, limpeza das praias, atendimento de saúde e nas variadas opções de lazer, esporte e cultura aos veranistas. Recebemos muitos elogios, turistas de outros estados e países, e mostramos que as nossas praias são exemplos de entretenimento, balneabilidade e segurança”.

Segundo o coordenador do Verão Maior Paraná, a iniciativa atingiu o objetivo de criar um círculo virtuoso nas regiões, incentivando o retorno dos turistas na próxima temporada, que já começou a ser planejada. “O investimento que o Estado fez Litoral e no Noroeste fomentou a economia local, trazendo milhares de pessoas que puderam curtir as nossas praias com segurança. Todos os feedbacks que recebemos foram positivos. As pessoas se divertiram, gostaram do que viram e pretendem voltar”, disse Wirbiski.

“Todas as áreas do Estado trabalharam de forma planejada, consolidando o Litoral do Paraná como um destino turístico nacional, que tende a crescer ainda mais com os investimentos que estão sendo feitos, como os casos da revitalização da praia de Matinhos e a construção da Ponte de Guaratuba, que em breve vai sair do papel”, completou o secretário do Esporte.

Wirbiski falou sobre os investimentos de aproximadamente R$ 80 milhões do Estado no projeto para aprimorar o atendimento ao grande número de turistas em áreas essenciais, como saúde, segurança e lazer. O esforço estadual incluiu também o deslocamento de equipes multidisciplinares para outras regiões para as áreas de veraneio.

Segundo um levantamento inicial da Associação Comercial e Industrial de Guaratuba, a ocupação do setor hoteleiro durante a temporada chegou a 90% entre o fim de 2022 e o início de 2023. Apenas na virada do ano, a estimativa é de que a cidade tenha recebido entre 550 mil e 600 mil pessoas. "Foi um grande verão em todos os aspectos e as prefeituras do Litoral agradecem o apoio do Estado para levar mais turistas e promover segurança para todos", afirmou o prefeito da cidade, Roberto Justus

Já segundo a Associação Comercial e Industrial de Pontal do Paraná, os setores supermercadista e gastronômico afirmam que houve acréscimo de faturamento em relação de pelo menos 30%, além do cadastramento de mais de 500 ambulantes para atuar nas praias e balneários. Alguns relataram aumento de mais de 40% nas vendas em relação a temporada anterior. O projeto esteve presente em seis pontos de acessos distribuídos em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

Programação variada

Cerca de 10 mil atletas profissionais e amadores de diversas categorias puderam mostrar as suas habilidades nas praias do Estado, ampliando as opções de lazer de milhares de turistas e moradores. Entre as competições, estiveram atividades tradicionais de areia, como os jogos de exibição de vôlei e futebol com a participação de ídolos nacionais e internacionais do esporte, além dos campeonatos de futevôlei, surfe, corrida de rua e travessias a nado.

Também houve espaço para outras categorias emergentes, casos do hand beach e dos cross games, que trouxeram as competições físicas de força e agilidade para o ambiente de praia, além do Festival das Águas, com competições por equipes envolvendo canoas, caiaques e pranchas.

Quem prefere os esportes sobre rodas também foi contemplado com apresentações de manobras de bicicletas motocross, as populares BMX. As motocicletas tiveram duas categorias: o chamado wheeling, em que os pilotos fazem diversos movimentos equilibrados em apenas uma roda, e o já tradicional motocross, que chamou a atenção do público pelos grandes saltos.

Além das competições, os banhistas também aderiram em grande escala às atividades recreativas oferecidas nos oito postos fixos do Verão Maior espalhados nos balneários de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-la, Porto e São Pedro do Paraná. Cerca de 819 mil pessoas passaram pelas atividades diárias de caminhada, alongamento, dança, ginástica, escalada, tirolesa, quadras esportivas e desafios infantis.

As maiores atrações, porém, ficaram sob a responsabilidade de artistas renomados e revelações musicais que se revezaram nos palcos montados com apoio da Renault do Brasil na praia de Matinhos e no balneário Marisol, em Pontal do Paraná. Foram seis semanas de apresentações gratuitas com ritmos variados para milhares de pessoas, cujas estruturas contaram também com sistema de policiamento reforçado.

Ara Ketu, Leonardo, Santiago, Eduardo Costa, Sambô, Trio Parada Dura, César Menotti & Fabiano, Fernando & Sorocaba, Maria Cecília & Rodolfo, Jeann & Julio, Antony & Gabriel, Edson & Hudson, João Bosco & Vinicius, Bruno & Barretto, George Henrique & Rodrigo, Sempre Tem, Dell Cavalini, Quinteto S.A e Alemão do Forró estiveram entre as principais atrações que aconteceram sempre às noites de sexta-feira e sábado entre o começo do ano e o Carnaval.

Também houve espaço para outras atrações culturais, como o projeto Cinema na Praça, que levou 36 sessões de exibição de filmes gratuitamente para cerca de 5,5 mil espectadores em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes e Antonina. Artistas circenses também levaram números de acrobacia e apresentações de palhaços às praças e praias do Litoral de maneira itinerante.

Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande, as ações fazem parte da estratégia de descentralização das ações culturais, que não se restringem ao Verão Maior. “Desde 2019, trabalhamos com a diretriz do Governo do Estado de ampliar o olhar e não concentrar esforços apenas na Capital. A adesão do público demonstra que estamos cumprindo com o nosso objetivo, levando cultura, arte e entretenimento para todos os municípios paranaenses”, apontou.

Mais de mil veranistas e moradores do Litoral também visitaram as exposições do Museu de Ciências Forenses da Polícia Científica do Paraná. As mostras nas praias foram uma iniciativa inédita e gratuita, cuja equipe foi formada por policiais peritos que apresentaram ao público equipamentos e materiais comuns à rotina policial.

Outra inovação foi a realização de shows musicais itinerantes pela tradicional Banda de Música da Polícia Militar do Paraná, que existe desde 1861. A programação cumpriu uma função dupla, pois além de ampliar o leque de opções de lazer nas praias, serviu para aproximar as forças de segurança da população, dentro da estratégia de humanização da polícia.

Seguranças aos veranistas

Cruciais nesta época do ano, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros fizeram 1.284 salvamentos nas praias. A corporação realizou 163 mil ações preventivas, com orientações e alertas aos banhistas, evitando possíveis afogamentos e outros acidentes. Os profissionais envolvidos também realizaram a distribuição de 11.800 pulseiras de identificação e auxiliaram na localização de 549 crianças que se perderam. Infelizmente, apesar de todo o esforço, foram registradas 10 mortes por afogamento, todas em locais longe dos guarda-vidas.

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) também recebeu reforço de efetivo, o que permitiu a realização de diversas ações preventivas e ostensivas. Os policiais utilizaram novos equipamentos para trabalhar especificamente nas praias, sendo o principal deles os chamados UTVs, que são uma espécie de “”buggy” com capacidade para quatro pessoas e com tração 4x4, permitindo o deslocamento e atendimento rápido nas areias.

Ao todo, a PMPR atendeu 7,7 mil ocorrências nos sete municípios do Litoral. A principal delas foi a perturbação do sossego, com 1,1 mil atendimentos. As equipes policiais também realizaram abordagem de 37 mil pessoas, fiscalizaram 12 mil veículos e mais de 3 mil estabelecimentos.

A atuação dos policiais militares resultou em maior segurança aos moradores e visitantes das praias paranaenses. Na temporada, foram apreendidos 144 quilos de cocaína, 36,3 quilos de maconha e 3,5 quilos de crack, além de 31 armas de fogo e 13 veículos utilizados pelos suspeitos. As intervenções resultaram em mais de R$ 7,6 milhões de prejuízos ao crime organizado na região litorânea.

Os serviços de atendimento da Polícia Civil do Paraná (PCPR) também foram reforçados nos pontos de maior movimento da alta temporada. No período, os policiais civis registraram 3,3 mil Boletins de Ocorrência e instauraram 925 inquéritos policiais, dos quais 92% já foram concluídos. A instituição ainda realizou 607 prisões e 14 apreensões de adolescentes, emitiu 230 termos circunstanciados e 361 medidas protetivas de urgência. Os profissionais apreenderam 50 veículos e 44 armas, além de atuarem na investigação de 13 homicídios, dos quais 9 já foram elucidados.

Na opinião do secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, a sensação de segurança de quem frequentou o Litoral e a região Noroeste neste verão decorreu do trabalho conjunto entre as forças de segurança, que tiveram o efetivo reforçado, o que incluiu também a Polícia Científica e a Polícia Penal do Paraná.

“O segredo dessa operação foi a forte integração entre as forças policiais, mas também com as demais pastas do Governo do Estado e com os municípios. Executamos ações antes do início da temporada para reduzir a criminalidade e atuamos de forma ostensiva em toda a região, fazendo um trabalho preventivo e garantindo a segurança dos turistas e da comunidade”, disse.

Reforço na saúde

Mais de nove mil pessoas receberam atendimentos no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, durante o Verão Maior Paraná. O número representa um aumento de 25% no número de pacientes em relação ao mesmo período do ano passado.

Somente nas consultas ambulatoriais a unidade hospitalar, houve registro de 2.281 pacientes, um incremento de 39% se comprado à temporada anterior. No pronto socorro não foi diferente, com aumento de 3.,9 mil para 4,8 mil no número de pessoas socorridas. Já os internamentos passaram de 1.708 foi para 1.941 no período, um acréscimo de 13%.

O aumento da demanda também pode ser visto nos outros municípios. Em Pontal do Paraná, 20 mil pessoas compareceram no Pronto Atendimento, seguido por Matinhos (19,5 mil atendimentos), Guaratuba (18,3 mil), Morretes (4,5 mil), Ilha do Mel (2,2 mil), Antonina (1,4 mil) e Guaraqueçaba (406), totalizando 66,3 mil atendimentos durante o Verão Maior.

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também auxiliou as ações da saúde, realizando o transporte de aeronave de 291 pacientes que necessitavam de atendimento médico. Paralelamente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro a 4,2 mil pessoas.

Na avaliação do secretário de Estado da Saúde, César Augusto Neves, os atendimentos ocorreram sem maiores problemas no Litoral mesmo durante os picos de demanda da alta temporada graças ao aporte adicional de recursos do Estado aos municípios.

“Neste, que é o primeiro verão pós-pandêmico, o Estado realizou um aporte extra de R$ 9,1 milhões em recursos para a saúde, sendo grande parte repassado diretamente aos municípios, além de R$ 1,5 milhão em suporte medicamentoso para que as prefeituras se sentissem seguras no atendimento à população. Também ampliamos o nosso efetivo na costa Noroeste e as ações de vigilância em saúde, principalmente na região Norte, que em anos anteriores sofreu muito em função de surtos de dengue e chikungunya”, informou.

Sanepar e Copel

A Companhia produziu 4,2 bilhões de litros de água para abastecer moradores e veranistas nas cidades do Litoral, com uma média diária de 59 milhões de litros. O pico foi registrado no primeiro dia do ano, quando foram consumidos 93 milhões de litros. A data da virada do ano, que historicamente concentra o maior consumo, ocorreu sem nenhum problema de abastecimento. Não houve comprometimento do abastecimento nem mesmo nos dias mais quentes e de maior demanda na região.

Em parceria com os municípios do Litoral, a Sanepar também fez a limpeza diária das praias durante a temporada. Ao longo do período foram coletadas 560,8 toneladas de lixo, das quais cerca de 300 toneladas foram enviadas para reciclagem. Equipes terceirizadas percorriam diariamente os 48,6 quilômetros das orlas de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná fazendo varrição, coleta e separação de resíduos sólidos. O material reciclável foi repassado a associações de coletores dos municípios, enquanto material orgânico foi descartado nos aterros sanitários municipais.

A Companhia também promoveu o Circuito de Corridas Sanepar que faz parte das comemorações dos 60 anos da empresa, completados no começo deste ano. As competições de rua contaram com a participação de aproximadamente quatro mil pessoas em Curitiba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná e ajudaram a ampliar a programação esportiva do Verão Maior.

Para garantir o abastecimento de energia nos picos de maior público na região, a Copel realizou investimentos de R$ 126 milhões para ampliação e melhoria da rede elétrica nos meses que antecederam o verão. A empresa ainda reforçou em 41% o efetivo das equipes técnicas presentes na temporada, além do envio de duas subestações móveis e e geradores.

Acessibilidade

Iniciado na temporada de 2016/2017, o projeto Praia Acessível, bateu o recorde de pessoas atendidas no Verão Maior. Ao todo, 385 pessoas foram atendidas pela iniciativa, que envolve adequações no acesso à praia para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida, incluindo o uso de cadeiras anfíbias, com rodas que permitem o uso na areia e no mar.

As cadeiras são equipadas com cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. O projeto esteve presente em seis pontos de acessos distribuídos em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

O Estado também promoveu um ciclo de jogos inclusivos para pessoas com deficiência na arena montada nas areais da praia de Caiobá. A programação incluiu partidas de futebol para cegos na areia, vôlei sentado, surfe, bodyboarding e beach tennis, com a participação de atletas amadores e de grandes referências do paradesporto.

Presenças

Participaram do evento de fechamento o prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Almir Teixeira; o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach; o diretor-geral da Polícia Penal, Osvaldo Machado; o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco; Elaine Pereira Almeida, coordenadora dos shows do Verão Maior Paraná; e o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria do Esporte, Tiago Campos. (Com assessoria)