Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política 02/03/2023

Assembleia cria o Bloco Parlamentar Temático Digital e da Inovação

Novo grupo de trabalho da Casa quer melhorar a qualidade de vida dos paranaenses proporcionado pelo avanço das tecnologias

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Assembleia cria o Bloco Parlamentar Temático Digital e da Inovação

O Bloco Parlamentar Temático Digital e da Inovação foi instalado na Assembleia Legislativa do Paraná e será formado por sete parlamentares, que indicaram como líder, o deputado Oziel Luiz Batatinha (MDB) - foto acima. Ainda formam o novo grupo de trabalhos os deputados Anibelli Neto (MDB); Denian Couto (Podemos); Do Carmo (União); Douglas Fabrício (Cidadania); Samuel Dantas (PROS); e Thiago Buhrer (União).

O objetivo da criação do Bloco vem ao encontro ao destaque que o estado do Paraná tem recebido no segmento de tecnologia da informação e comunicação (TICs). Três cidades paranaenses estão na lista da Smart21 Communities of 2023, que seleciona anualmente as 21 comunidades mais inteligentes do mundo. O Paraná se destacou com os municípios de Curitiba, Ponta Grossa (Campos Gerais) e Assaí (Norte), as únicas cidades da América do Sul presentes no ranking.

Os membros do Bloco pretendem debater programas de governança junto ao Poder Executivo, por meio de duas secretarias: Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEIMT), Secretário Marcelo Rangel, e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI, Secretário Aldo Nelson Bona.

A justificativa para a criação do Bloco Temático diz que “o trabalho buscará melhorar a qualidade de vida dos paranaenses através do crescimento e desenvolvimento econômico proporcionado pelo avanço das tecnologias”. Os assuntos de interesse da sociedade, ainda segundo a justificativa, serão debatidos por meio de audiências públicas com empresas, entidades, especialistas da área, entre outros, em busca de um maior entendimento dos assuntos e, assim, encontrar as melhores soluções.

O deputado Batatinha declarou que está “muito honrado em ser o líder deste Bloco, que vai debater um tema tão relevante para a sociedade para os próximos anos. Fico contente em fazer parte da construção de um Paraná ainda melhor. Firmo aqui o meu comprometimento com os temas relacionados, e vamos trabalhar juntamente com os outros membros da mesa para termos sempre bons resultados”.

Como primeira ação do Bloco, os deputados assinaram um projeto de lei que requer a instituição do Dia da Mulher na Ciência, a ser comemorado em 11 de fevereiro. O texto foi lido na sessão plenária de quarta-feira (1º). (Com assessoria)