Fechar
Sexta, 27 de setembro de 2024
Sexta, 27 de setembro de 2024
Política 22/02/2023

Câmara aprova projeto que prevê instalação de piso tátil nas lombadas elevadas de PG

Iniciativa prevê instalação de piso tátil nas travessias elevadas de Ponta Grossa, como forma de dar maior segurança aos deficientes visuais

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Câmara aprova projeto que prevê instalação de piso tátil nas lombadas elevadas de PG

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, nesta quarta-feira (22), o projeto de lei (PL 262/2020) que trata da acessibilidade no município. A proposta do vereador Geraldo Stocco (PV) prevê a instalação de piso tátil em todas as lombadas elevadas da cidade - a medida está pautada nas regras do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O projeto foi aprovado pelo plenário com 17 votos favoráveis. 

De acordo com o projeto, o piso tátil será instalado com 1,60 metro antes da rampa, em uma textura diferente daquela instalada na calçada. "A proposta do projeto é garantir que uma pessoa com deficiência visual possa encontrar a travessia elevada com mais facilidade, conseguindo atravessar a rua com mais segurança usando esse mecanismo", conta Stocco.

O vereador do Partido Verde destaca que a cidade ainda peca no quesito acessibilidade. "Uma pessoa com deficiência visual andando pela cidade sofre muito para conseguir se locomover. Primeiro temos a dificuldade da situação das calçadas, o que também prejudica as pessoas de forma geral, mas para a pessoa que não enxerga a situação é ainda pior", disse Stocco.

A inclusão do piso tátil junto às travessias elevadas seria, na visão de Geraldo, mais um passo para ampliação da acessibilidade em Ponta Grossa. "Em ambientes de grande circulação de pessoas, como hospitais e até mesmo shoppings, temos o piso tátil sendo utilizado como forma de garantir mais segurança para as pessoas com deficiência visual", ressalta Stocco.

A proposta de inclusão de piso tátil ao lado das travessias elevadas passou pelas comissões internas da Casa de Leis, recebendo parecer favorável em todas elas. O texto será votado em segunda discussão na sessão da próxima segunda-feira (27) e, caso aprovado, segue para a sanção do Poder Executivo. (Com assessoria)