Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Últimas Notícias 10/02/2023

Indústria do Paraná cresce 3,9% em dezembro, melhor resultado do Sul

Foi o melhor resultado do Sul na passagem entre novembro e dezembro: o Rio Grande do Sul evoluiu 1% e Santa Catarina variou 0,7%

Ouça a notícia Ouça a notícia – Tempo de leitura aprox. --
Indústria do Paraná cresce 3,9% em dezembro, melhor resultado do Sul

A indústria do Paraná cresceu 3,9% em dezembro, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (10). Foi o melhor resultado do Sul na passagem entre novembro e dezembro: o Rio Grande do Sul evoluiu 1% e Santa Catarina variou 0,7%. Dez dos 15 locais pesquisados pela entidade tiveram variação positiva, enquanto o Brasil encerrou o ano com estabilidade na passagem dos dois meses: 0%.

Os dados apontam que o Paraná teve uma reta final de ano bem positiva, diante de um 2022 desafiador para a indústria por causa da inflação e o consequente aumento dos juros, que afetaram o poder de compra das famílias. O crescimento na média móvel trimestral no trimestre encerrado em dezembro de 2022 foi de 1,2%, à frente de São Paulo (0,8%) e Rio de Janeiro (0,5%), e distante da média nacional, de 0,1%. Nesse recorte, apenas cinco dos 15 locais apontaram taxas positivas.

"Os bons resultados paranaenses no final de 2022 abrem perspectivas otimistas para 2023. Indústrias de alimentos e de refino de petróleo, por exemplo, registrarão resultados muito mais favoráveis em 2023", afirma Júlio Suzuki, economista do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Os principais resultados positivos da indústria paranaense em 2022 foram na fabricação de bebidas (20,3%), celulose, papel e produtos de papel (3,9%), produtos de borracha e material plástico (2,1%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (1,6%). No segmento de bebidas, o Paraná teve o melhor resultado nacional, fruto de investimentos privados no setor e recuperação da atividade pós-pandemia.

De maneira geral, a indústria recuou no Brasil em 2022. Na soma dos estados, houve perda de -0,7% na variação com 2021. Paraná (-4,2%), Santa Catarina (-4,3%), Ceará (-4,9%), Espírito Santo (-8,4%), Pará (-9,1%) e muitos outros tiveram um ano complicado. Além das questões internas, o setor foi altamente impactado pelo conflito geopolítico na Ucrânia , que aumentou de forma generalizada o preço de vários insumos e matérias-primas, impactando nos custos de produção, e oscilação do dólar.

Mesmo com o volume de atividade em compasso mais lento ao longo do ano passado, a indústria encerrou o ano com 15.271 novas vagas de trabalho abertas no Paraná. Foi a terceira atividade econômica que mais abriu oportunidades, superada pelo setor de serviços e comércio. Atualmente, são quase 717 mil pessoas em atividade na área, contra 701 mil no ano anterior. (Com assessoria)