Fechar
Sexta, 27 de setembro de 2024
Sexta, 27 de setembro de 2024
Política 08/02/2023

Mabel é a primeira deputada da história a liderar a Bancada Feminina da Assembleia

A bancada garante a presença das deputadas na Mesa Diretora, além de uma maior participação no dia a dia do Legislativo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Mabel é a primeira deputada da história a liderar a Bancada Feminina da Assembleia

Nesta terça-feira (7), a deputada estadual Mabel Canto (PSDB), foi indicada para ser a primeira parlamentar a assumir a liderança da Bancada Feminina da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

A bancada garante a presença das deputadas na Mesa Diretora, além de uma maior participação no dia a dia do Legislativo, passando a fazer parte das decisões do colegiado de líderes e possuindo um tempo exclusivo para pronunciamento nas sessões plenárias, assim como ocorre com as lideranças e blocos partidários.

A deputada comemorou a indicação e ressaltou que a Bancada Feminina contribuirá com a luta pelos direitos das mulheres.

“É uma honra ser escolhida a primeira deputada para liderar a Bancada Feminina. Este será um espaço muito importante no parlamento, onde todas nós deputadas teremos mais voz para ampliar e reivindicar os direitos das mulheres. Irei trabalhar sempre em parceria com todas as deputadas em nosso espaço de fala. Tenho certeza de que os trabalhos da nossa bancada serão fundamentais para a garantia dos direitos das mulheres paranaenses”, celebrou Mabel Canto.

Luta pelas mulheres

Em 2018, Mabel foi eleita a primeira deputada estadual dos Campos Gerais e nas Eleições 2022 foi reeleita a parlamentar mais votada de Ponta Grossa e a segunda mais votada do Estado do Paraná. Mabel é idealizadora do projeto social Garagem Mulher, que ajuda mulheres em situação de vulnerabilidade. Seu mandato é marcado pela luta da garantia dos direitos das mulheres, onde já apresentou 15 projetos de leis em prol da mulher, como, por exemplo, a Lei n.º20.127/2020 do Parto Adequado, que dá a gestante o direito de escolha da vida de parto. (Com assessoria)