Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Últimas Notícias 31/01/2023

Estado distribui 77 mil novos equipamentos de informática para a rede de ensino

São novos computadores e notebooks, além de kits de robóticas, que somam um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões do Governo do Estado

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Estado distribui 77 mil novos equipamentos de informática para a rede de ensino

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta terça-feira (31) uma remessa de 77.300 equipamentos de informática que serão distribuídos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) às escolas da rede estadual de ensino. São novos computadores e notebooks, além de kits de robóticas, que somam um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões do Governo do Estado. 

“O uso de tecnologias é parte importante do processo de modernização que estamos promovendo na educação pública do Paraná. Através dela, aliada a outros temas, como a educação financeira, permitimos que os nossos alunos e alunas se preparem melhor para o mercado de trabalho e, com isso, tenham mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, afirmou o governador. 

A entrega aconteceu em um galpão localizado no Centro de Pinhais. De lá, os equipamentos serão transportados para toda a rede estadual, com prazo de conclusão de todas as instalações até maio, tornando-os aptos para o uso de aproximadamente 1 milhão de estudantes e 100 mil profissionais da educação no ano letivo de 2023, cujas aulas começam na próxima segunda-feira (06). 

O maior volume é composto por computadores. São 40.680 equipamentos que poderão ser utilizados para a realização de diversas atividades educativas, em especial através do uso de plataformas digitais oferecidas pela Seed. Entre elas, estão o Redação Paraná, o Inglês Paraná e o Matific – plataforma de ensino de matemática a partir da lógica dos jogos eletrônicos e que permite o monitoramento do progresso dos alunos. 

Com evolução de 33% nos investimentos, educação do Paraná começa 2023 com grandes projetos
Apenas em 2022, os estudantes participaram de quase 20 milhões de atividades realizadas entre a escrita de redações com inteligência artificial, inglês com exercícios práticos por aplicativo e resolução de problemas matemáticos por meio de jogos lúdicos. A expectativa é de que os números sejam ainda maiores neste ano com a disponibilidade dos novos equipamentos. 

“Muitos conceitos de automação estão cada vez mais inseridos na vida das pessoas, como a internet das coisas, com potencial enorme a ser explorado, em especial com a recente chegada do 5G no Estado. A educação precisa acompanhar esse movimento”, disse o secretário de Educação, Roni Miranda. “Além disso, a demanda por programadores é cada vez maior e o primeiro contato deles com esta realidade na escola facilita o processo daqueles que optarem por este caminho de formação. Esses equipamentos vão formar novas gerações”.

Robótica ampliada

Os 18.320 notebooks que fazem parte do pacote entregue serão utilizados prioritariamente nas aulas de robótica, que passaram por uma ampliação expressiva em relação a 2022. Junto com eles, serão distribuídos a mesma quantidade (18.300) de kits de robótica, que são compostos por um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, incluindo motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, uma plataforma que trabalha com protótipos eletrônicos de fácil manejo, ideal para o aprendizado. 

Até o ano passado, a disciplina era oferecida apenas como uma aula extracurricular no contraturno escolar em cerca de 250 colégios e em mais 25 escolas de educação em tempo integral. A partir de agora, a robótica também integrará as grades de matemática e ciências da natureza a partir da 2ª série do ensino médio, alcançando cerca de 200 mil alunos de 1,5 mil colégios. 

O conteúdo engloba programação de robótica básica, automação, conceitos da chamada Internet of Things (IoT) – internet das coisas, em português – e domótica, área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.

Investimentos

No Paraná, os investimentos em equipamentos aumentaram expressivamente nos últimos anos. Entre 2019 e 2022 foram adquiridos e distribuídos 35,7 mil notebooks, e neste começo de ano foram mais 59 mil notebooks/computadores. Nos quatro anos anteriores a 2019 foram entregues apenas 22 mil. (Com assessoria)