Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Ponta Grossa 28/10/2022

UEPG anuncia peça de abertura do 50º Fenata com Vladimir Brichta e Julia Lemmertz

A comédia, que tem direção de Guilherme Weber, é uma das mais aclamadas peças em circulação no país neste ano

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG anuncia peça de abertura do 50º Fenata com Vladimir Brichta e Julia Lemmertz

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) anuncia, nesta sexta-feira (28), espetáculo que irá abrir a Mostra de Teatro – 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata). A peça ‘Tudo’, da Quintal Produções do Rio de Janeiro, entra em cena em 08 de novembro, às 20h, o Cine-Teatro Ópera. No elenco, estão Vladimir Brichta, Julia Lemmertz, Dani Barros, Marcio Vito e Claudio Mendes. A direção é assinada por Guilherme Weber (atualmente na novela Cara e Coragem, da TV Globo).

A comédia Tudo, de autoria do dramaturgo argentino Rafael Spregelburd, é composta por três fábulas morais, como as de Esopo, porém sem animais, que investigam o indivíduo em confronto com o poder a partir de três perguntas: Por que todo Estado se torna burocracia? Por que toda Arte vira negócio? Por que toda Religião se torna superstição?.

A primeira fábula apresenta um grupo de funcionários vivendo suas rotinas em uma repartição pública, quando começam a questionar valores e alguns comportamentos absurdos. A segunda mostra uma família em um jantar de Natal, onde os convidados só darão início à ceia após uma contundente discussão sobre valores absolutos e particulares do mundo contemporâneo. A terceira traz um casal e seu filho recém-nascido, que fica doente em uma noite de tempestade.

Destaque no Festival de Teatro de Curitiba, onde fez sua estreia em abril deste ano, o espetáculo já foi visto por mais de 15 mil pessoas e é um dos mais comentados no Brasil em 2022 pela sua qualidade. Tudo está indicado em seis categorias do Prêmio Cesgranrio: melhor espetáculo, direção, ator, atriz, desenho de luz e cenografia.

“Escolhemos essa peça pelo sucesso que ela está tendo por onde passa, sendo uma comédia que fala sobre o nosso tempo, que gera reflexão de forma leve e divertida. Assim, o Fenata mostra que está antenado com o que de melhor está sendo produzido no teatro brasileiro”, conta Eduardo Godoy, produtor executivo do Fenata.

Em Ponta Grossa será a 51ª vez do espetáculo se apresentar. “Isso é um marco simbólico muito relevante, pois, no ano em que o Fenata celebra 50 edições, a peça de abertura fará sua 51ª apresentação. Ou seja, ao mesmo tempo em que o Festival reconhece seu passado, ele continua olhando sempre para frente, planejando seu futuro”, destaca.

Os ingressos para o espetáculo de abertura serão limitados e estarão disponíveis a partir do dia 04 de novembro, às 10h, no quiosque do Fenata, que será instalado no Shopping Palladium. O valor será de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia), exclusivamente em dinheiro ou Pix.

A Mostra de Teatro – 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata) é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG), com patrocínio da GMAD, Deragro – empresa do Grupo Lavoro, Belgotex do Brasil, Tratornew e Shopping Palladium. Conta ainda com o incentivo da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O Fenata tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Teatro Marista Pio XII, Fecomércio – Sesc Estação Saudade e Museu Campos Gerais; e promoção da RPC.

Teatro para Crianças

Segue aberto o cadastro para escolas e instituições que queiram levar seus alunos para assistirem aos espetáculos no Teatro Marista e no Sesc Estação Saudade, entre 08 e 11 de novembro, às 14h e 15h, respectivamente. O Fenata disponibilizou mais de 3 mil ingressos gratuitos para essas apresentações.

O cadastro deve ser feito online pelo site www.uepg.br/fenata, na aba Inscrições. No formulário, o responsável pode ler a sinopse de cada peça para escolher o dia que queira levar os alunos. A confirmação será por ondem de inscrição, sujeito à lotação dos teatros. (Com assessoria)