Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Ponta Grossa 26/10/2022

Ponta Grossa tem dois projetos entre os finalistas do Prêmio Gestor Paraná

Projetos da Usina Termoelétrica a Biogás e English for Kids estão entre os melhores do ano em premiação estadual

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ponta Grossa tem dois projetos entre os finalistas do Prêmio Gestor Paraná

Dois projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Ponta Grossa estão entre os finalistas do Prêmio Gestor Paraná, uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná. Foram qualificados os projetos da Usina Termoelétrica a Biogás, na área do Meio Ambiente, além do projeto ‘English for Kids’, da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 42 iniciativas de 31 cidades estão contempladas.

A divulgação dos projetos foi feita nesta quarta (26), após avaliação da Comissão Julgadora da 10ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Estavam inscritas 196 iniciativas de 75 municípios diferentes. Ao longo de dez anos, o Prêmio Gestor Público Paraná se consolidou como uma das mais importantes premiações do Brasil na área de projetos realizados pelo setor público.

Os dois concorrem nas categorias Melhor do Ano e Tema do Ano – que em 2022 contempla a área de energias renováveis.

A prefeita Elizabeth Schmidt comemorou a conquista. “Esta é mais uma notícia que destaca os avanços de Ponta Grossa nas frentes de meio ambiente, educação e empreendedorismo. O Prêmio Gestor reúne projetos do mais elevado nível, oriundos de todo o Paraná, e estar entre os finalistas é por si só um imenso reconhecimento”, disse a prefeita.

Os dois trabalhos integram o Vale dos Trilhos, programa de inovação da Prefeitura. Enquanto a Usina de Biogás encontra-se no eixo Fomento e Desenvolvimento, o English for Kids faz parte do eixo Educação e Empreendedorismo.

“Estarmos com dois projetos selecionados entre os melhores e ambos estarem dentro dos eixos do Vale dos trilhos, demonstra claramente que os investimentos que estamos fazendo tanto na capacitação dos nossos recursos humanos, através do programa de lideranças inovadoras como no da adoção de novas tecnologias já nos colocam como uma cidade inteligente na medida em que a inovação passa a gerar valor para seus cidadãos”, destaca a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani.

Inglês para a rede municipal

O programa English for Kids é uma criação da Secretaria Municipal de Educação que leva aulas de inglês criadas por professoras da rede municipal para alunos dos CMEIs e Escolas de Ponta Grossa. O English for Kids surgiu em 2021 durante o ‘Vem Aprender’, programa de aulas remotas criado no período de pandemia, e ganhou vida própria.

Hoje as aulas são gravadas e transmitidas pelo Youtube, contando com a participação de professoras de toda a rede. Professoras com formação em Língua Inglesa preparam os conteúdos e materiais didáticos, de maneira lúdica e adaptada para a idade escolar. As aulas estão disponíveis em youtube.com/smepontagrossa.

Conforme a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o objetivo é chegar a 100% de participação das escolas. “Este é um projeto inovador, que de maneira lúdica inicia para nossos alunos de 04 a 10 anos o aprendizado de Língua Inglesa, que só iria acontecer no sexto ano do Ensino Fundamental. Ele antecipa o contato com o inglês e contempla a diversidade, busca a identificação das crianças por meio do uso da tecnologia, com os avatares, sendo desenvolvido de maneira única”, comenta Simone.

Usina Termoelétrica a Biogás

Desde sua inauguração, a usina termelétrica a biogás já processou 1.800 toneladas de resíduos orgânicos coletados no município de Ponta Grossa e distribuiu para as unidades cadastradas da prefeitura mais de 200 MWh - desde agosto de 2021. As unidades beneficiadas com essa energia foram as Unidades de Pronto Atendimento, UPA Santana, o Pronto Socorro Municipal, o Edifício Guaíra e a Sede da PMPG, entre outras. O Hospital Infantil também foi beneficiado com a energia produzida por um breve período.

O secretário municipal de Meio Ambiente, André Pitela, considera que este é o reconhecimento do trabalho de toda a Secretaria e que valoriza o município, indo ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

“É um reconhecimento para os servidores e para os munícipes, que por meio da reutilização dos resíduos orgânicos estão gerando energia. Com esta iniciativa estamos preservando o meio ambiente, reduzindo o volume de resíduos para o aterro, aumentando a vida útil desses materiais e salvando vidas, pois a energia é utilizada para atender 41 unidades de saúde, além de escolas. No futuro, poderemos utilizar como combustível para nossos veículos, dando mais um exemplo que é possível transformar o lixo, através de tecnologia, em energia limpa, com economia e geração de um novo valor para a sociedade”, conta Pitela. (Com assessoria)