Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 28/09/2022

Abertura do Dia D PCD reúne empresários que ofertarão oportunidades de trabalho

Mais de 50 empresas já confirmaram presença no evento que acontece nesta quinta-feira (29), na Estação Arte

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Abertura do Dia D PCD reúne empresários que ofertarão oportunidades de trabalho

Na manhã desta quarta-feira (28), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Agência do Trabalhador, realizou na Estação Saudade, a abertura do Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS, que acontece na quinta-feira (29), na Estação Arte, das 8h30 às 15h, e oportunizará o ingresso no mercado de trabalho para o público PCD. Estão previstas mais de 100 vagas.

A prefeita Elizabeth Schmidt agradeceu a presença das empresas presentes na abertura, que no dia seguinte disponibilizarão oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiências que participarem do Dia D.

“As empresas cumprem um papel social importante abrindo suas portas para a diversidade, contribuindo para a geração de emprego e renda do público PCD com as oportunidades de trabalho oferecidas”, disse Elizabeth.

O secretário José Carlos Loureiro Neto ressalta a contribuição da Agência do Trabalhador junto às empresas, na sensibilização da importância da abertura de vagas para o público PCD, bem como ao cumprimento da legislação que estabelece cotas para esta finalidade.

“A Agência do Trabalhador atua também na identificação de talentos e as qualificações necessárias para vagas que são disponibilizadas, que se encaixem no perfil do candidato e respeitadas as suas necessidades especiais”, destaca Loureiro.

Nilton Gomes, diretor da Agência do Trabalhador, comenta que além das vagas de trabalho, as pessoas que comparecerem no Dia D poderão se matricular em cursos de qualificação gratuitos e ter orientações sobre o cartão isento, bem como outros serviços.

“O público PCD que comparecer na Estação Arte, nesta quinta-feira, das 8h30 às 15h, deve trazer o currículo, documentos pessoais e o laudo. Desta forma, facilitará para os profissionais da Agência ajudar estas pessoas garantirem vaga no mercado de trabalho”, salienta Gomes, que avisa que mais de 54 empresas já confirmaram presença no evento.  

Responsabilidade social das empresas

Isabelle Gonçalves, coordenadora do Grupo de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Unimed Ponta Grossa, comenta que a empresa está com três vagas em aberto para o público PCD, uma na área financeira, outra na administrativa e outra para serviços gerais.

“Para a Unimed, a inclusão da pessoa com deficiência vai muito além da cota, mas sim, em uma perspectiva de diversidade em nosso quadro de produção”, disse.

Leandro Guilherme, da consultoria em RH Novo Tempo, disse que a empresa conta com clientes para abertura e captação de vagas. Ele explica que realizam todo o processo de seleção até a admissão.

“Não falamos em cotas, mas sim, do processo que cada um tem o seu lugar. Não deveria ter apenas um Dia D para o fomento do emprego para a pessoa com deficiência, pois todo dia deveria ser o dia para esta finalidade. Não deve ser uma questão de obrigação, mas de responsabilidade social”, finaliza. (Com assessoria)