Fechar
Sexta, 09 de dezembro de 2022
Sexta, 09 de dezembro de 2022
Destaques 27/09/2022

Novo sistema de georreferenciamento da PMPG permite consulta online de viabilidade de construção

Conhecida como GeoWeb, a modernização da plataforma trouxe novas funcionalidades como a possibilidade de consulta sobre a viabilidade de empreendimentos de forma totalmente online

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Novo sistema de georreferenciamento da PMPG permite consulta online de viabilidade de construção

Na última semana, a Prefeitura de Ponta Grossa lançou o novo sistema de georreferenciamento do Município. Conhecida como GeoWeb, a modernização da plataforma trouxe novas funcionalidades como a possibilidade de consulta sobre a viabilidade de empreendimentos de forma totalmente online. 

“Ao modernizarmos o sistema GeoWeb, também buscamos universalizar o acesso e oferecer novas ferramentas para auxiliar a comunidade na busca de informações como é o caso da Consulta de Viabilidade de Construção, que agrega diversos dados e agiliza de forma substancial os processos que, até então, exigiam que o cidadão viesse até a Prefeitura para solicitar as devidas informações”, explica a secretária interina de Infraestrutura e Planejamento, Mariana Scaramella Moreira. 

De acordo com o Diretor do Departamento de Urbanismo, engenheiro Orlando Henneberg, a consulta de viabilidade é disponibilizada de forma gratuita e inclui informações sobre zoneamento, localização do imóvel, condição do sistema viário, usos permitidos, proibidos e permissíveis para as atividades de serviço, indústria e comércio, bem como a planta do lote georreferenciada.

“A consulta é muito prática e eficaz, pois compila a legislação urbanística referente à construção, dando clareza aos profissionais arquitetos e engenheiros projetistas, além de também auxiliar os diversos interessados na área da construção civil como corretores de imóveis, empreendedores e contabilistas”, afirma Orlando. 

Segundo Jamile Salim, Arquiteta do Departamento de Urbanismo do Município, a ferramenta contribui para agilizar os processos que envolvem o processo de construção de imóveis. “Essa ferramenta de Consulta de Viabilidade de Construção sintetiza esta legislação urbanística, retornando informações precisas, confiáveis, de fácil acesso e dando segurança aos arquitetos, engenheiros, investidores e demais profissionais quanto aos usos e parâmetros construtivos”, diz.

Para o engenheiro do Departamento de Urbanismo, Celso Luiz Tramontim Filho, responsável pela liberação quanto ao Uso do Solo nos alvarás de localização, “a ficha do lote no programa GeoWeb facilita a consulta para a implantação de empresas, comércios e serviços de acordo com o mapa de zoneamento, informando de forma instantânea ao usuário se é possível a instalação no local pretendido”. (Com assessoria)