Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 21/09/2022

PTI Conecta Vale dos Trilhos encerra edição com aula prática

Mais de 150 pessoas participaram do programa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PTI Conecta Vale dos Trilhos encerra edição com aula prática

Aconteceu nesta terça-feira (20) a aula prática que marcou o encerramento da primeira edição do programa PTI Conecta Vale dos Trilhos, direcionado a estudantes interessados por assuntos relacionados a empreendedorismo e inovação e que desejam tirar suas ideias do papel e investir em sua proposta, trazendo ações do ecossistema de inovação para integrar os participantes.

“Estamos trabalhando em diversas ações e projetos para incentivar o empreendedorismo e a inovação em Ponta Grossa, que nos ajudam a construir uma cidade mais inteligente e dinâmica”, frisa a prefeita Elizabeth Schmidt.

O encontro aconteceu na Biblioteca Pública Municipal, com ações que foram divididas entre a noite de segunda-feira (19) e a tarde desta terça-feira. Promovido por meio de uma parceria entre Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa e Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), o PTI Conecta Vale dos Trilhos, envolveu mais de 150 inscritos que participaram de palestras e dinâmicas por meio das quais os especialistas desenvolveram uma trilha de conhecimento que mostra aos alunos o caminho a seguir para empreender por meio de startups.

“O programa inclui o auxílio para desenvolvimento de novas startups, oferecendo suporte e know-how, conduzindo os alunos a tirarem as ideias do papel e apresentar instituições de fomento à inovação e negócios”, explica a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani.

O estudante de Engenharia Mecânica, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Matheus de Araújo Aguiar, foi um dos participantes do programa. " O PTI foi uma experiência diferente de todas as outras porque mostra os caminhos para empreender, com conhecimentos bem específicos. O PTI foi direto ao ponto, mostrando quais as dificuldades, quais as necessidades de quem quer empreender", frisa.

Sthefany Walber e Cláudia Sayuri, do Centro de Empreendedorismo do Parque Tecnológico Itaipu, participaram das ações que marcaram o encerramento da edição. Elas explicam que o objetivo é promover o empreendedorismo e comentar o ecossistema de inovação Vale dos Trilhos. "Avalio de forma muito positiva o trabalho realizado em Ponta Grossa, porque houve participação ativa, com muitas contribuições de ideias e apresentação de novas soluções", destaca Sthefany. 

Nesta edição, os participantes tiveram acesso a 20 horas de conteúdo, distribuídos em cinco módulos online, que terminaram com os encontros presenciais. E, na aula presencial, puderam aplicar de maneira prática tudo que aprenderam nas aulas online. Conforme Tônia, a ideia é realizar mais duas edições do programa no próximo ano. (Com assessoria)