Fechar
Sábado, 01 de outubro de 2022
Sábado, 01 de outubro de 2022
Últimas Notícias 20/09/2022

Tech by Sebrae promove novas possibilidades de mercado para produtores rurais

Inovação e crescimento também estão entre as temáticas trabalhadas no programa do Sebrae/PR

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Tech by Sebrae promove novas possibilidades de mercado para produtores rurais

Produtores rurais da região dos Campos Gerais têm ampliado conhecimento e resultados através do Programa Tech by Sebrae, com estratégias de profissionais de referência nacional e internacional e de especialistas do Sebrae/PR. A jornada de conhecimento trabalha as temáticas de inovação, mercado e crescimento, gerando maior valor agregado a produtos, processos e serviços, podendo incrementar o faturamento de empresas de diferentes segmentos.

Para o produtor rural Gustavo Camargo da Silva, de Ipiranga, o Programa foi fundamental para que o próximo passo se consolide. Atualmente, na propriedade, é cultivado pepino para conserva, com venda a granel para uma empresa da região que beneficia o produto.

No aguardo da liberação de financiamento, o empresário vai investir em um espaço para que o beneficiamento do pepino em conserva possa ser feito na própria propriedade. A expectativa é aproveitar 100% da produção – que totalizou 550 pés na safra passada - e entrar no mercado de Tibagi, Ipiranga, Imbituva, Ivaí, Ponta Grossa e Curitiba, com a geração de novos empregos.

“Os workshops e mentorias sobre precificação, gestão financeira, processos e boas práticas de fabricação também foram essenciais para que eu possa conquistar essa nova etapa”, pontua.

O produtor de morangos, Cleverson Adriel Camargo, de Ipiranga, iniciou na atividade há um ano, mas procurou profissionalizar o negócio através do Tech by Sebrae. O objetivo é ter mais qualidade na produção das 5,2 mil plantas produzidas em estufa, no sistema semi-hidropônico.

“Ter mais rentabilidade, com menos plantas, é o objetivo. O foco também está nas certificações para que eu possa me diferenciar no mercado. As consultorias que recebemos com o programa nos mostram novas possibilidades”, cita Cleverson.

A consultora do Sebrae/PR, Mariana Santana Scheibel, detalha que o programa é formatado para atender também a demanda do setor agroalimentar.

“Temos um grupo de 20 empresários que têm acesso a diversas soluções, que conversam entre si e que estão promovendo melhorias nos seus negócios, seja através da inovação ou de novos processos”, explica.

Mariana destaca ainda que o objetivo é justamente mostrar novas possibilidades de mercado, gerar valor agregado aos produtos e tornar os negócios mais competitivos.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Construir o futuro é fazer história". Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil.

Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país. (Com assessoria)