Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 11/08/2022

Prefeitura vai implementar matrícula on-line para novos alunos do município

Sistema on-line visa levar praticidade para o cidadão e dar agilidade para a gestão das informações e vagas na rede municipal

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura vai implementar matrícula on-line para novos alunos do município

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, trabalha para implementar o sistema de matrícula on-line para novos alunos das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A medida levará mais comodidade para o munícipe em realizar o cadastramento de interesse por uma vaga para seu filho, como também auxiliará a Secretaria Municipal de Educação a gerenciar com mais agilidade as vagas disponíveis, especialmente para os alunos da creche (0-3 anos).

De acordo com a secretária de Administração e Recursos Públicos, Cliciane Garczarek, o Departamento de Informática trabalha na criação da plataforma de pré-matrícula on-line, que objetiva que a SME tenha as informações precisas sobre a quantidade de crianças que necessitam de uma vaga em CMEIs da cidade.

“Pelo que foi relatado pela Educação, por meio do cadastro físico, o pai ou mãe, na ânsia de conseguir uma vaga para o filho ou filha,  realizavam o cadastramento em mais de um CMEI, o que compromete o controle por parte da Prefeitura”, disse Cliciane, que salienta que a medida vai ao encontro ao Plano de Governo na criação e implementação de plataformas digitais, como Smart City e Vale dos Trilhos.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, conta que a realização da chamada escolar online vai trazer agilidade na gestão da informação nos CMEIs e Escolas.

"A partir de agora os pais e responsáveis poderão fazer o pré-cadastro sem se deslocar até a escola, selecionando o local de matrícula de sua preferência. Teremos maior agilidade na compilação dos dados para a melhor distribuição dos alunos entre as escolas e CMEIs, otimizando as vagas disponíveis e evitando duplicidade de matrículas. Além disso, teremos maior transparência na lista de espera por uma vaga, em especial para as crianças nas creches, na faixa etária de zero a 03 anos, pois os pais poderão acessar o sistema e verificar a situação da matrícula de seu filho", observa Simone.

O cadastramento on-line servirá tanto para alunos das Escolas quanto dos CMEIs. A Secretaria de Educação adianta que o início da chamada escolar está previsto para a segunda quinzena de outubro. Pais que não possuem acesso à internet serão atendidos pessoalmente pela Secretaria Municipal de Educação. Após os pré-cadastros, a SME vai direcionar a matrícula para a unidade mais próxima da residência – lembrando que para as crianças de até 03 anos, a seleção contempla critérios sociais para a efetivação da vaga. (Com assessoria)