Fechar
Domingo, 14 de agosto de 2022
Domingo, 14 de agosto de 2022
Cidades 13/07/2022

Campos Gerais elege diretoria de governança do programa PR Produtivo

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, assumiu a liderança do Conselho Gestor Regional do Programa Paraná Produtivo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Campos Gerais elege diretoria de governança do programa PR Produtivo

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, assumiu a liderança do Conselho Gestor Regional do Programa Paraná Produtivo. Na manhã de terça-feira (12), a comissão, integrada por atores do poder público, privado, sociedade civil e academia, elegeu a primeira diretoria dos Campos Gerais.

“Estamos abertos para somar em prol do desenvolvimento regional. Juntos, vamos conseguir caminhar com mais força”, avalia, destacando o movimento que vem sendo formado desde o último mês de setembro na região, com as oficinas promovidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes.

Além de Carneiro, integram a diretoria a presidente do Comitê Regional Vale do Tibagi, Ericleia da Silva, como vice-presidente, e a diretora da AMCG, Katiane Pires, como coordenadora executiva. O Conselho Regional é formado ainda por uma equipe técnica regional.

“Nos Campos Gerais estamos com um grupo bem coeso e forte para iniciar as ações elencadas e priorizadas durante as oficinas”, destaca o diretor de administração e finanças da Paraná Projetos, João Gustavo Racca.

Ainda durante o encontro desta terça, o Comitê realizou a aprovação do Regimento Interno. “Contávamos com uma minuta do regimento, que está sendo utilizada em todas as regionais do Paraná Produtivo. Adequamos para a nossa região, e já realizamos a aprovação”, esclarece a coordenadora executiva.

Nos Campos Gerais, a primeira ação do Comitê terá como foco o fortalecimento da agroindústria e agricultura familiar.

“Dezenas de ações foram elencadas durante as oficinas, nos eixos infra-estrutura, sistemas produtivos, pessoas e governança e gestão. E a primeira que deve contar com ação efetiva será esta voltada à agroindústria”, conta Katiane.

Para iniciar as ações, os chefes regionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) do Estado, Marcelo Húpalo, e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Luciane Curtes, farão uma explanação dos programas que já estão em desenvolvimento. Será durante a próxima reunião online do grupo, agendada para terça-feira, dia 19, às 10h30.

Desafios

Vice-presidente do Comitê Regional, a empresária Ericleia prevê alguns desafios a serem superados pelo grupo. “O primeiro passo é motivar lideranças de todos os setores para efetivar a participação”, comenta, destacando a importância da representatividade. “Queremos um Conselho atuante”, dispara. (Com assessoria)