Fechar
Domingo, 14 de agosto de 2022
Domingo, 14 de agosto de 2022
Ponta Grossa 24/06/2022

Crianças de 5 até 10 anos devem receber vacina contra Meningite C

A vacina meningocócica C (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Crianças de 5 até 10 anos devem receber vacina contra Meningite C

A Fundação Municipal de Saúde, através do Departamento de Imunização e da Atenção Primária, está fazendo um chamamento para que pais e responsáveis de crianças a partir dos 5 anos de idade e adolescentes não vacinados até 10 anos de idade procurem a unidade de saúde mais próxima de casa. O objetivo é garantir a imunização com a vacina meningocócica C (Conjugada).

A vacina meningocócica C (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010. Esta vacina integra o Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Contudo, diante do cenário de baixas coberturas vacinais, observadas a partir de 2016, situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da Covid-19, a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações considera a necessidade de buscar o público de 5 anos até 10 anos, 11 meses e 29 dias ainda não vacinado.

“Ainda que o maior risco de adoecimento seja nas crianças com menos de 1 ano, os adolescentes e adultos jovens acabam sendo os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade. E a única forma de controlar essa doença é com a vacinação”, destaca Stela de Souza Godoy, coordenadora de imunização. (Com assessoria)