Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 13/06/2022

Prova para Educação de Jovens e Adultos tem inscrições abertas

Inscrições para a conquista do primeiro diploma (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) ocorrem até a próxima segunda, 20 de junho

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prova para Educação de Jovens e Adultos tem inscrições abertas

Jovens, adultos e idosos que ainda não possuem o primeiro diploma da vida escolar - equivalente aos primeiros anos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) têm agora uma nova chance. Estão abertas até o próximo dia 20 de junho as inscrições para a prova da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Esta é a 23ª edição do Exame Supletivo para esta fase do Ensino Fundamental. A prova pode ser feita por qualquer pessoa que ainda não possua este diploma, mesmo por quem não participa das aulas preparatórias e de alfabetização oferecidas pelo município.

Para se inscrever, basta ao candidato ir até qualquer CMEI ou Escola Municipal de Ponta Grossa com a sua identidade ou CNH. A idade mínima é de 15 anos completos. A prova será no dia 30 de junho na Escola Municipal Coronel Cláudio (R. Bonifácio Ribas, Nº 240 - Uvaranas).

Voltar ou começar a estudar

Para aqueles jovens, adultos e idosos que querem ou precisam voltar a estudar, o cadastro pode ser feito em qualquer escola municipal. Atualmente as aulas ocorrem em cinco unidades polo, das 18h30 às 22h. A Secretaria Municipal de Educação recebe os cadastros e direciona os estudantes para a escola polo mais próxima, para início a qualquer tempo.

As aulas são oferecidas para todas as pessoas que querem finalizar esta etapa da sua vida escolar, ou que nunca tiveram a chance de começar. Qualquer pessoa que não tenha o seu primeiro diploma do Ensino Fundamental pode participar das aulas, sendo alfabetizado ou não. É uma oportunidade para conquistar a liberdade de ler e escrever e de vencer esta etapa.

Exame Supletivo da I Etapa 2022 - Fase I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Inscrições até 20 de junho em qualquer CMEI ou Escola Municipal de Ponta Grossa; também na Secretaria Municipal de Educação (Rua Valério Ronchi, 55, Uvaranas).
Documentos: RG ou CNH
Idade mínima: 15 anos completos
Data do exame: 30 de junho de 2022
Local: Escola Municipal Coronel Cláudio (R. Bonifácio Ribas, Nº 240 - Uvaranas).
Abertura dos portões: 18h30. Fechamento: 18h50. Início da prova: 19h.

Sobre o exame

O Exame Supletivo da I Etapa é ofertado pela Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, por meio do Centro Municipal Professora Helena Kolody – Educação de Jovens e Adultos (CEHELENA) - e dá o direito à conclusão de escolarização do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As fases seguintes da Educação de Jovens e Adultos são oferecidas pela rede estadual de ensino.