Fechar
Sábado, 02 de julho de 2022
Sábado, 02 de julho de 2022
Cidades 10/06/2022

Palmeira ingressa na Associação Internacional das Cidades Educadoras

Município é o novo membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE)

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Palmeira ingressa na Associação Internacional das Cidades Educadoras

Palmeira é a nova cidade membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). O prefeito Sérgio Belich, representando o Município, recebeu o selo de integrante da entidade na última quarta-feira (8), através da presidente da Rede Brasileira de Cidades Educadoras e Secretária de Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila.

O prefeito Sérgio Belich falou sobre a importância de o município ingressar na AICE. “É um dia muito importante para Palmeira, pois estamos oficializando nossa entrada na Associação, o que nos trará inúmeros benefícios. Teremos um intercâmbio de conhecimento com as demais Cidades Educadoras do mundo e estaremos em evidência ao mundo, mostrando as boas ações de nossa cidade nas áreas da educação, cultura, turismo, economia, transparência, respeito ao cidadão, zero corrupção, entre outras. Tenho certeza que em um futuro bem próximo vamos colher os bons frutos por participar do Cidades Educadoras”, disse o prefeito.

Com a certificação, Palmeira passa a ser a primeira e única cidade do interior do Paraná a fazer parte do grupo de Cidades Educadoras, unindo-se também a mais de 500 cidades associadas no mundo, em 36 países.

Palmeira também passa a ser norteada pela ‘Carta das Cidades Educadoras’, a qual segue os princípios básicos pelos quais se deve reger o impulso educativo da cidade. Na Cidade Educadora, a educação transcende as paredes da escola para impregnar toda a cidade, priorizando uma educação para a cidadania, na qual todas as administrações assumem a sua responsabilidade na educação e na transformação da cidade num espaço de respeito pela vida e pela diversidade.

Bacila, em seu discurso, enfatizou o compromisso proposto pelas Cidades Educadoras. “Sou uma ativista da educação há 36 anos e acredito no poder da educação e no poder da transformação que a educação tem. A Cidade Educadora traz, desde a década de 1990, um compromisso das cidades e das pessoas com a educação ao longo da vida. Acreditamos nesse trabalho de educação fora dos muros da escola, da educação intersetorial como compromisso de uma cidade, nessa educação que o prefeito Sérgio Belich faz como eixo da sua gestão”, relatou.

O Gestor Executivo da AICE, Nelson Alves Bucker Junior, disse ser “uma imensa satisfação ver se materializar essa adesão à Associação, por parte de Palmeira, uma cidade com mais de 200 anos de história. Espero que o município também irradie como uma frente positiva às demais cidades dos Campos Gerais e que propague a Cidade Educadora neste mundo holístico em que vivemos. A Cidade Educadora busca a interrelação entre as pessoas, por isso entrelaça e permeia a Prefeitura, secretarias, Câmara e população em prol de um objetivo maior.”

Palmeira também recebeu as boas-vindas à entidade pela Diretora da Delegação da Rede América Latina de Cidades Educadoras, Laura Alfonso, através de vídeo.

“Nos dá muito prazer receber Palmeira em nossa Associação e ter de vocês todas as suas experiências e ações que ensinarão a muitas cidades do mundo, assim como vocês poderão conhecer o que fazem as outras cidades do mundo. Convidamos, não somente a equipe municipal da Prefeitura, mas também toda a cidade de Palmeira a somar-se a este desafio de fazer de Palmeira uma cidade cada vez mais educadora”, relatou em trecho do vídeo exibido durante a cerimônia.

Projeto

Durante a cerimônia de entrega do Selo de Cidade Educadora à Palmeira, a professora Ana Paula Marques apresentou o projeto “Uma Pitada da nossa história”, o qual coordenou de 2017 até 2019, através da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto fez parte das atividades comemorativas aos 200 anos de Palmeira e resultou na criação de uma cartilha pedagógica para professores e estudantes, com informações sobre o município de Palmeira, desde sua criação, até fatos atuais.

O projeto “Uma Pitada da nossa história” é um dos candidatos a participar da premiação no 16º Congresso Internacional de Cidades Educadoras, no eixo ‘tradição’, que acontece no mês de outubro, na Coréia do Sul.

Presenças

O evento também contou com a presença do vice-prefeito Major Schulli, da Secretária Municipal de Educação, Márcia Regina Pereira Ristow, do Chefe da Gabinete, Edmar Passoni, do presidente da Câmara de Vereadores, Egon Krambeck, secretários e diretores municipais, vereadores e representantes de instituições assistenciais e educacionais. (Com assessoria)