A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) firmaram na noite de segunda-feira (6) um termo de parceria entre as entidades que irá viabilizar a realização de pesquisas sobre aspectos econômicos da cidade.
A parceria envolverá a ACIPG e uma equipe multidisciplinar da UEPG, incluindo integrantes dos departamentos de Economia, Administração, Matemática e Estatística, e Emerson Martins Hilgemberg, do Departamento de Economia da UEPG, destacou a parceria entre as duas entidades e os resultados positivos que ela poderá proporcionar à comunidade.
“Faz parte do nosso esforço como docentes e universidade estreitar laços com a comunidade, e é o que estamos fazendo com esse projeto. E certamente vamos ensinar e vamos aprender, por isso é uma parceria”, afirmou.
A presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, ressaltou que a parceria firmada é um marco histórico da entidade que irá possibilitar o avanço de conhecimento sobre a realidade de Ponta Grossa, com o objetivo final de propor melhorias e avanços para os associados e o setor produtivo da região.
“Nós entramos em contato com a UEPG justamente para que a gente pudesse ter um grupo de pesquisadores que fosse íntegro e que soubesse fazer uma pesquisa real, no sentido que nos traga as informações do que o nosso associado precisa, do que ele espera da associação, o que não só o associado, mas também quem não é associado. E nada melhor do que ir até as pessoas que têm a expertise. E esses profissionais têm essa expertise de colher estas informações, filtrarem e entender exatamente o que é a essência do que realmente importa”, disse a presidente, durante a assinatura do convênio.
Emerson Hilgemberg explicou que os trabalhos do projeto fruto da parceria entre ACIPG e UEPG terão início ainda nesta semana, na quarta-feira (08), com uma reunião que abrirá os trabalhos e irá dar os primeiros passos no sentido de orientar quais os caminhos as primeiras pesquisas devem tomar.
“Acredito que é nesse espírito de empreender e inovar, que é muitas vezes dar um salto no escuro, que a gente está aqui, de parceria e inovação. E o nosso objetivo é o mesmo. Como instituição também é ter um impacto regional, de também fazer diferença na nossa comunidade. E é com esse espírito que a gente inicia esse projeto, muito animados e empolgados para começar os trabalhos”, destacou.
Durante a assinatura da parceria, Giorgia Bochenek ainda agradeceu pela disponibilidade dos pesquisadores em atuar ao lado da ACIPG, lembrando que o propósito dos trabalhos é dar orientação e ajuda para os empresários de Ponta Grossa e região.
“Fico muito grata de terem aceitado esse desafio de fazer esta parceria, de poder estar contribuindo com a Associação Comercial, que é sem fins lucrativos, que pensa em melhorar e desenvolver a nossa comunidade. Nós temos mais 80% associados que são micro e pequenas empresas, nós estamos fazendo parcerias com o Sebrae para trazer conhecimento para essas pessoas, para que eles possam se desenvolver e trazer mais riqueza, renda e empregabilidade. É esse o nosso papel. Mas a gente não tem informação ainda, nós precisamos de mais e esta parceria vai estar nos presenteando com isso, então meu muito obrigado”, finalizou a presidente da ACIPG. (Com assessoria)