A Lojas MM anunciou que irá investir R$ 8 milhões na produção própria de energia renovável. O projeto faz parte de seu plano de desenvolvimento sustentável, uma das prioridades do manual de governança da empresa, elaborado pensando no ciclo de 2022 a 2028. A varejista pretende implantar usinas fotovoltaicas, que somadas a outras fontes de energia limpa já em funcionamento, serão capazes de abastecer as mais de 200 filiais do grupo, presente em quatro estados brasileiros.
Hoje, parte das lojas, cerca de 65%, é atendida por energia de fonte renovável vinda de duas usinas solares próprias e hidrelétricas onde a MM é cooperada, porém, com o investimento alcançará a meta de sustentabilidade, chegando a 100% das filiais. Somente as usinas próprias conseguirão suprir a demanda de consumo de todas as lojas do Paraná, que totalizam 153 unidades.
O aporte de R$ 8 milhões será destinado para a instalação de dois complexos fotovoltaicos na Central de Distribuição e Administração MM, localizada em Ponta Grossa, no Paraná; e também para implantação de painéis solares em 25 lojas, onde a empresa é proprietária do imóvel, o que as tornará autossustentáveis. A expectativa de produção mensal é de mais de 200 mil kWh, energia suficiente para abastecer cerca de 1,3 mil residências (segundo dados da Copel, que considera a média de consumo familiar em 150kWh).
“Estimular a geração de energia limpa faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e reforça nossa preocupação com o futuro. Além disso, está alinhada com os princípios ESG, que visa atuar em práticas administrativas que envolvem uma sociedade igualitária, um meio ambiente sustentável e uma gestão transparente”, salienta o vice-presidente comercial e de inovações, Marcio Pauliki.
A varejista prevê ainda a expansão das usinas de energia solar, o objetivo é implementar um complexo solar em Santa Catarina e outro no Mato Grosso do Sul, conquistando a certificação de energia 100% renovável. Em Santa Catarina, já existe uma parceria com a Cogecom - Cooperativa de Energia, onde a Lojas MM é um dos cooperados na usina em Arabutã, que fornece energia para 21 das 32 lojas presentes no estado.
Paraná
No Paraná, 81% das lojas consomem energia de fontes limpas, através de parcerias com empresas que atuam na geração de energia solar e hídrica. Uma das principais é a Hidrelétrica de Prudentópolis, responsável por produzir 90% da energia consumida em 125 das 153 lojas que estão em solo paranaense.
A Lojas MM conta com duas usinas fotovoltaicas próprias já em funcionamento, uma situada em Piraí do Sul e outra em Carambeí, ambas nos Campos Gerais. Elas são as responsáveis por fornecer energia para quatro filiais de maior consumo da empresa.
Investimento atende a 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Segundo o vice-presidente comercial/compras, Emílio Glinski, além de gerar economia para MM a longo prazo, o investimento em energia limpa colabora para aliviar a sobrecarga do Operador Nacional do Sistema Elétrico, consequentemente, garantindo o desenvolvimento sustentável da nação e da empresa.
No Brasil, as hidrelétricas são responsáveis por 70% da energia produzida, entretanto, nos últimos anos, com a baixa dos índices pluviométricos e aumento da estiagem, o país vem enfrentando riscos de apagões energéticos. Para reduzir esses apagões foi necessário a ligação de usinas termelétricas, o que além de ser prejudicial ao meio ambiente, tornou a conta de luz mais cara.
Glisnki destaca ainda que o investimento em fontes de energias renováveis contribui com 6 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que são metas assumidas por 193 países a serem atingidas até a Agenda 2030. (Com assessoria)