Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Ponta Grossa 26/05/2022

Fiep inaugura novas instalações da Casa da Indústria em Ponta Grossa

Espaço que serve de sede compartilhada para seis sindicatos conta com melhor estrutura para atender a indústria da região

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Fiep inaugura novas instalações da Casa da Indústria em Ponta Grossa

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) inaugurou, nesta quinta-feira (26), a nova Casa da Indústria de Ponta Grossa. Localizado na região central da cidade, o novo espaço, que serve de sede compartilhada para seis sindicatos empresariais filiados à entidade, possibilita um melhor atendimento à indústria da região, com o objetivo de receber suas demandas e aproximá-la dos serviços ofertados pelo Sistema Fiep.

“Fortalecer a indústria e promover o associativismo, unindo empresas em torno de interesses comuns, são prioridades para a Fiep”, disse o presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro, que participou da inauguração.

“O potencial da indústria de Ponta Grossa tem se elevado já há muito tempo, chamando a atenção de todo o Paraná. E nós, da Federação das Indústrias, que temos a missão e o dever de representar o setor, e pelo Sesi e Senai de prestar serviços de qualidade para a indústria, lógico que a nossa atenção para o município também tem que ser especial”, completou.

A prefeita Elizabeth Schmidt avalia que tudo o que se refere a indústria, se reverte em riquezas para a cidade. Segundo ela, toda essa transformação que acontece da matéria-prima em produtos para o consumo, faz parte desse ciclo econômico estadual e nacional, como também nas exportações, motivo de destaque para o município.

“Este novo perfil da Casa da Indústria, sendo um braço da Fiep em Ponta Grossa fortalece ainda mais este importante setor. Enquanto isso, o poder público trabalha na captação de mais indústrias, que já se sentem motivadas a investir na cidade pelas nossas condições logísticas, devido a nosso entroncamento rodoferroviário, aeroporto e proximidade com o Porto de Paranaguá”, destaca.

Para o deputado estadual Plauto Miró, a indústria é a base da economia de Ponta Grossa. O Sistema Fiep, com recursos próprios vindos dos industriais, presta serviços em defesa da indústria.

“A Fiep conta com um trabalho muito importante, em um contexto democrático, no sentido levar e defender pautas importantes no parlamento no intuito de garantir as potencialidades do setor, para se produzir cada vez mais, com um menor custo para a população. A Casa da Indústria é o elo, uma relevante ferramenta entre a Federação e as indústrias da cidade”, avalia o parlamentar. 

O empresário Darcy Miara Junior, presidente do Sindipan e síndico da Casa da Indústria de Ponta Grossa, afirma que o novo imóvel vai potencializar o trabalho dos sindicatos e da Fiep na região. “Ponta Grossa está se destacando muito no âmbito industrial, então este ponto aqui vem marcar a posição da Fiep dentro da cidade. Vamos buscar as indústrias para que venham conhecer o trabalho da Casa da Indústria, dos sindicatos e da Federação", afirmou.

 A gerente de Relações Sindicais da Fiep, Juliana Bacarin, destacou que as Casas da Indústria espalhadas por todo o Paraná passam por uma revisão de seu modelo de atuação, buscando cada vez mais ser a representante da indústria regional e a porta de entrada para suas demandas, por meio dos sindicatos.

“Queremos que a Casa da Indústria se torne uma referência na região para atender a indústria em tudo o que ela necessita para a defesa de seus interesses. Além de apoiar o trabalho dos sindicatos, que aqui têm uma atuação muito intensa, queremos que a Casa seja efetivamente um braço do Sistema Fiep em Ponta Grossa”, explicou.

A nova Casa da Indústria fica na Rua Francisco Ribas, 58, no Centro da cidade, próximo à Praça Barão de Guaraúna. Industriais interessados em saber mais sobre sua atuação podem entrar em contato pelo telefone (42) 3224-4268.

Sobre a Casa da Indústria

A Casa da Indústria começou suas atividades em Ponta Grossa em 2011, como um projeto-piloto da Fiep, e desde 2016 funcionava em um imóvel alugado, na Vila Estrela.

A ideia era que o espaço funcionasse como sede compartilhada para os sindicatos industriais da região, a fim de que otimizassem seus recursos, trocassem experiências e ampliassem a interação em defesa dos interesses do setor.

A partir de agora, passa a ocupar um imóvel próprio, mais bem localizado e com melhor estrutura para atendimento das indústrias. O local foi totalmente adaptado, contando com estacionamento, soluções de acessibilidade, salas de reuniões e um auditório para 50 pessoas.

Ocupam a Casa da Indústria da cidade seis sindicatos, que representam as indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e da Marcenaria de Ponta Grossa (Sindimadeira-PG); Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa (Sindimetal-PG); de Extração de Minerais Não Metálicos do Paraná (Sindiminerais-PR); de Reparação de Veículos e Acessórios dos Campos Gerais (Sindirepa-CG); de Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais (Sindpan-CG); e de Olarias e Cerâmicas do Norte do Paraná (Sindicer). (Com assessoria)