Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 20/05/2022

Saúde reforça chamado para idosos tomarem vacinas contra Covid e Gripe

Com a baixa adesão do público 60+ nas campanhas de vacinação contra a gripe e a Covid-19, a Fundação Municipal de Saúde está reforçando a importância de os idosos realizarem o agendamento

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Saúde reforça chamado para idosos tomarem vacinas contra Covid e Gripe

Com a baixa adesão do público 60+ nas campanhas de vacinação contra a gripe e a Covid-19, a Fundação Municipal de Saúde está reforçando a importância de os idosos realizarem o agendamento. Já está programada a abertura de chamamentos para a vacinação da gripe para o público 60+ na segunda (23) e na terça-feira (24) e um novo agendamento da quarta dose contra a Covid programado para a próxima quarta-feira (25).

No caso da imunização contra a Covid, hoje, dos mais 48 mil idosos com mais de 60 anos e imunossuprimidos em Ponta Grossa, apenas pouco mais de 15 mil já tomaram a quarta dose e garantiram o esquema vacinal completo. Já com relação aos números da vacina contra a gripe, apenas 28% do público alvo – que inclui os idosos – está imunizado.

“Temos ainda um grande número de idosos que já poderiam receber a quarta dose e ainda não fizeram o agendamento. Por isso, estamos fazendo um pedido especial para os familiares e responsáveis para que os ajudem nesta etapa e façam o agendamento. É mais um reforço na imunização e menos riscos à saúde”, explica Stela de Souza Godoy, coordenadora de Imunização.

Outro ponto destacado pela coordenadora é que não há a necessidade de intervalo para os adultos entre as doses de gripe e Covid. “Temos ainda muitos idosos que estão esperando para tomar a vacina contra a Covid porque tomaram a da gripe recentemente. Não há a necessidade de esperar”, enfatiza.

Serviço acamados

No caso de idosos acamados, o pedido é para que a pessoa responsável ou familiar procure a Unidade de Saúde mais próxima e faça a solicitação de inclusão do paciente no fluxo do atendimento domiciliar. Assim, o idoso entra na planilha de acamados da unidade e já poderá receber em casa, sem qualquer transtorno, a quarta dose da vacina contra a Covid. (Com assessoria)