Fechar
Domingo, 22 de maio de 2022
Domingo, 22 de maio de 2022
Cidades 13/05/2022

15ª edição da ExpoFrísia é aberta oficialmente

Feira acontece até o dia 14 de maio no Parque de Exposições Frísia, em Carambeí; evento é referência em técnica, manejo e inovação da produção leiteira no Brasil

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
15ª edição da ExpoFrísia é aberta oficialmente

A ExpoFrísia 2022 foi oficialmente aberta ontem (12) no Parque de Exposições Frísia, em Carambeí (PR). O evento teve a presença de autoridades políticas e da cadeia produtiva do Estado, além do Conselho de Administração, Superintendência e colaboradores da Frísia, realizadora da feira. A ExpoFrísia vai até o dia 14 de maio e reúne os mais expressivos produtores de leite e animais da raça holandesa.

O vice-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Geraldo Slob, que representa o presidente Renato Greidanus, destaca que todos estão felizes por realizar, após dois anos, a ExpoFrísia, agradecendo criadores, expositores e público.

“Esses dois anos de pandemia não impediram nossos produtores a continuarem investindo em melhorias no manejo, no melhoramento dos plantéis e muito mais. Como cooperativa, não medimos esforços para a sustentabilidade do produtor, gerando renda e empregos. Queremos que aproveitem ao máximo o nosso evento e façam da ExpoFrísia 2022 a sua casa”.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, também reforçou os empregos e os investimentos realizados. “Quem tem emprego gasta no comércio, que faz pedido para a indústria, que faz pedido para a compra da matéria-prima, formando o ciclo econômico que tanto a gente precisa nesse País”.

Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara lembrou do período de pandemia e reforçou que os “dois anos não foram fáceis para ninguém”.

“Continuamos trabalhando firme e demos conta do recado. Entregamos o que precisava ser entregue ao mercado e ao consumidor, e geramos oportunidades. Superada a fase mais aguda da Covid, construímos um ambiente cada vez mais favorável ao agronegócio, por isso aplaudimos qualquer iniciativa que tende a agregar valor”.

“Estamos na casa da cooperativa mais antiga do Paraná e uma das mais antigas do Brasil, com 97 anos. Para uma empresa chegar próxima aos 100 anos, não se faz a coisa de qualquer jeito, faz com planejamento e visão de longo prazo”, afirmou o superintendente do Sistema das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti, que disse ser um orgulho o Estado ter essa cadeia produtiva de lácteos, referência tanto em quantidade quanto em qualidade. 

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, afirmou ser uma honra para Carambeí sediar a ExpoFrísia, que mostra as potencialidades da genética bovina, do manejo, dos produtos e técnicas. “Mas a maior riqueza é a interação e a troca de informações entre os produtores. A Frísia é um orgulho para a nossa cidade e para todos os carambienses”. 

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da Frísia, Raphael Hoogerheide; os diretores-conselheiros da Frísia, Janus Katsman e Richard Franke Dijkstra; o presidente da Capal Cooperativa Agroindustrial, Erik Bosch; o presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), João Guilherme Brenner; o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Natalino de Souza; o diretor-presidente da Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Eder Eduardo Bublitz; o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins; o vice-prefeito de Carambeí, Jeverson Gomes da Silva; o presidente da Câmara de Carambeí, vereador Ratinho; e o prefeito de Tibagi, Artur Nolte.

Após a abertura, ocorreram palestras técnicas realizadas por especialistas da Fundação ABC e palestras sobre o mercado de lácteos ministradas por representantes do sistema de intercooperação Unium. 

Com 41 empresas expositoras de soluções para os segmentos leiteiro e suinícola, o evento reúne mais de 200 animais, além de órgãos governamentais, instituições de pesquisa e financeiras.

A programação da ExpoFrísia começou ontem à tarde, com palestras técnicas para suinocultores e produtores de trigo. Hoje, a partir das 9h, ocorrem os julgamentos do gado jovem da raça Holandês Vermelho e Branco e do Holandês Preto e Branco, o Clube de Bezerras e o Clubinho. A ExpoFrísia conta com o patrocínio Diamante da Agener Lactotropin, Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, além do patrocínio Prata da Tetra Pak.

Confira

Sexta feira, 13/05
9h: Julgamento Gado Jovem – HVB
13h: Julgamento Gado Jovem – HPB
17h30 às 19h: Clube de Bezerras e Clubinho

Sábado, 14/05
9h: Copa dos Apresentadores
10h30: Julgamento Gado Adulto - HVB
14h: Julgamento Gado Adulto - HPB
17h: Julgamento final
18h: Encerramento

Serviço

15ª ExpoFrísia
Data: 12 a 14 de maio (quinta a sábado)
Horário:  Quinta: 17h às 20h30
                Sexta: 9h às 19h
                Sábado: 9h às 18h
Local:      Parque de Exposições Frísia
                Anexo ao Parque Histórico de Carambeí
                Avenida dos Pioneiros, 4.050
                Carambeí (PR)
 

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRÍSIA).

Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores.

Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias.

O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br.