Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 07/05/2022

English for Kids: ensino da língua inglesa avança em escolas de PG

Programa de ensino de inglês para iniciantes prepara base de aprendizado para os alunos da rede pública municipal

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
English for Kids: ensino da língua inglesa avança em escolas de PG

Os pais dos alunos da rede pública municipal de Ponta Grossa não devem se espantar caso as crianças cheguem em casa praticando o vocabulário em inglês. As novas palavras estão sendo aprendidas no 'English for Kids', programa da Prefeitura para o ensino da Língua Inglesa direcionado a alunos iniciantes, com até 10 anos, que está sendo levado para os CMEIs e Escolas Municipais.
 
O trabalho piloto, que já é presencial para vinte escolas de referência e chega online para o restante da rede municipal, foi concebido e é conduzido por professoras da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Outra iniciativa piloto também envolve o ensino de espanhol, realizado em nove unidades, somente de maneira presencial.
 
Para a prefeita Elizabeth Schmidt, as aulas representam uma proposta que se torna realidade, beneficiando os estudantes. "Este é mais um compromisso que assumimos com a população e que estamos realizando, com a colaboração de nossos professores, graças à grandeza e capacidade de cada um dos envolvidos. Nossos alunos merecem mais este benefício, que os prepara ainda mais para a vida", disse a prefeita.
 
Simone Pereira Neves, secretária de Educação, aponta que os alunos entram agora mais cedo na iniciação. "É um avanço para a educação municipal, onde estamos trazendo esta inovação com a aprendizagem de uma segunda língua para a formação dos alunos. Além disso, preparamos os estudantes para que, quando ingressarem na segunda etapa do Ensino Fundamental, não sejam mais iniciantes, chegando já com um histórico de contato com a Língua Inglesa ou Espanhola", comenta Simone.
 
Giovana Clausen Justus, coordenadora do projeto, considera que as crianças "estão encantadas". "As professoras também estão se dedicando muito e a parceria com a UEPG está nos dando um grande suporte, com uma metodologia em que está presente o olhar da criança, com vocabulário que vem dela, sem a imposição dos livros didáticos, dentro de um contexto estabelecido pela professora", comenta.
 
Rafaela Adamowicz, formada em Letras/Inglês e Pedagogia, é professora da rede e coordena a produção audiovisual que apoia os trabalhos em sala e, principalmente, para as unidades que trabalham de maneira remota. Ela lembra que o trabalho começou em 2021, durante as transmissões do Programa Vem Aprender.

"A ideia surgiu de uma proposta da atual gestão. Esta é uma herança positiva da pandemia, quando iniciamos a produção das aulas audiovisuais. Agora o projeto continua na rede com essa produção, que é disponibilizada semanalmente para as escolas e no Youtube. Em paralelo, preparamos materiais didáticos para que os professores possam utilizar com os alunos", resume.
 
Neste momento, nas vinte escolas com aulas presenciais, há professores formados na área de Letras e também acadêmicos de Inglês da UEPG, em estágio. Todos fazem formações com a Universidade, quinzenalmente. Na Educação Infantil, 100% dos CMEIs transmitem as aulas para as crianças. Já no Fundamental, a participação é por adesão das escolas.
 
"Nossa dinâmica consiste na gravação de aulas semanais, chegando a crianças de 04 a 10 anos, que nós chamamos de beginners, que são os iniciantes na língua estrangeira. Compreendemos que o gosto pela língua é o principal objetivo, então pensamos em aulas lúdicas, dinâmicas, para que as crianças realmente desenvolvam o interesse pela segunda língua, para que utilizem as palavras e expressões no dia a dia, compreendendo e avançando nesse aprendizado".
 
Classroom

A professora Kamila Bruna Batista da Silva, formada em Letras, é responsável pelo ensino do Inglês em 12 turmas na Escola Municipal Coronel Cláudio Guimarães, em Uvaranas. Ela possui formação em francês e inglês.

"Está sendo um desafio muito recompensador, porque o retorno que eu tenho das crianças é espetacular. Entro na sala e eles perguntam, são interessados, se dedicam", descreve ela, que atuava como regente de classe e neste ano atende 12 turmas com a iniciação em Língua Inglesa na Escola Municipal Coronel Cláudio Guimarães.

“Consigo ver o que eles gostam e levo temas para que eles desenvolvam o próprio interesse. Super participam, gostam, interagem, relembram o que aprendemos e sempre pedem coisas novas", relata Kamila.
 
Aprendendo

Alanis Roberta Sutil é aluna na Escola Municipal Professora Kazuko Inoue, na Vila Princesa. Antes das aulas, ela aprendia pela internet e agora comemora o suporte da escola.

"A gente chega do recreio e a professora já está no local, explica o que tem que fazer e falamos tudo em inglês. Por exemplo, ela fala a palavra em inglês e nós desenhamos, para ela ver se a gente realmente aprendeu". Alice Soares Ribeiro da Luz estuda junto com a amiga.

"Eu gosto muito, porque se algum dia sairmos do país, vamos poder falar em inglês com uma pessoa que não fala português. E também tem livros com palavras em inglês que a gente pode entender", diz a estudante. (Com assessoria)