Fechar
Segunda, 22 de abril de 2024
Segunda, 22 de abril de 2024
Ponta Grossa 12/04/2022

Transporte Coletivo terá alterações na próxima semana em PG

As alterações, em caráter experimental, irão abranger as linhas Bonsucesso, Ildemira, Los Angeles, Palmeirinha e Santa Mônica

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Transporte Coletivo terá alterações na próxima semana em PG

A Prefeitura de Ponta Grossa promove, a partir do dia 19 de abril, adequações em diversas linhas do transporte coletivo do Município. As alterações, em caráter experimental, irão abranger as linhas Bonsucesso, Ildemira, Los Angeles, Palmeirinha e Santa Mônica.

Também serão criadas duas novas linhas: Jardim Atlanta, que irá operar em horários de pico, e Boa Vista, que irá absorver as rotas dos ônibus UTFPR/Terminal Nova Rússia e Nossa Senhora das Graças/Terminal Nova Rússia e permitirá a integração com os PLR UTFPR e PLR Palmeirinha, facilitando o acesso de passageiros aos terminais do Centro, Uvaranas e Nova Rússia. 

Outra linha que passará por alterações será a Santa Paula/Terminal Nova Rússia, que deixará de operar e terá o itinerário suprido pela linha Santa Paula/Terminal Central com integração no PLR Santa Paula até o Terminal Nova Rússia. 

Eficiência

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Henrique do Vale, as alterações têm como objetivo adequar o sistema de transporte coletivo que opera entre os bairros Boa Vista, Chapada e Jardim Carvalho, tornando-o mais eficiente e alinhado às demandas da população. 

“Nós temos avaliado constantemente as demandas do transporte coletivo e buscado encontrar soluções que beneficiem a população e otimizem o sistema da melhor forma possível. Por isso, decidimos implementar este teste com base em informações já levantadas em relação ao fluxo de veículos e de passageiros. Sendo assim, iremos acompanhar os impactos diariamente e, caso seja verificada a necessidade, procederemos com os devidos ajustes no intuito de adequar as alterações da melhor forma possível”, destaca do Vale. 

Segundo o departamento de transportes da Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, as mudanças já foram divulgadas em Diário Oficial. 

Além disso, as equipes do Município iniciam, nos próximos dias, a orientação das comunidades quanto às alterações. Entre as medidas previstas, estão a divulgação das medidas nos canais oficiais do Município e a disponibilização de cartazes informativos nos veículos. 

O resumo das mudanças já pode ser acessado através deste LINK.

Outras alterações

Além das mudanças previstas para a região dos bairros Chapada, Boa Vista e Jardim Carvalho, o Município também irá promover adequações nas linhas São Gabriel, Rio Pitangui e Terminal Nova Rússia/Terminal Oficinas a partir de 19/04. 

Nos casos das linhas São Gabriel e Rio Pitangui, as mudanças acontecem apenas em relação aos horários de operação, sendo que o São Gabriel iniciará os itinerários mais cedo, enquanto a linha Terminal Nova Rússia/Terminal Oficinas passará por adequações no itinerário. As alterações já constam em Diário Oficial divulgado na segunda-feira (11).  

O resumo das mudanças também já pode ser acessado através deste LINK.

Linhas com alterações de horário: 

Santa Mônica*, São Gabriel, Rio Pitangui, Palmeirinha, Los Angeles, Ildemira e Bonsucesso.

Novas linhas: 

Jardim Atlanta e Boa Vista.

 

Linhas que serão absorvidas/descontinuadas: 

UTFPR-Terminal Nova Rússia, Nossa Senhora das Graças-Terminal Nova Rússia (serão absorvidas pela linha BOA VISTA). 

Já a linha Santa Paula-Terminal Nova Rússia será suprida pela linha  Santa Paula/Terminal Central com integração no PLR Santa Paula até o Terminal Nova Rússia. 

*Em dias úteis o Santa Mônica não passará mais no condomínio Monteiro Lobato.

(Com assessoria)