Fechar
Sábado, 04 de maio de 2024
Sábado, 04 de maio de 2024
Política 02/03/2022

Rejeição de moção é indicativo de que fim do aporte financeiro à Funepo deve ser aprovado

Moção de Apelo que pedia a retirada do projeto pelo Executivo foi rejeitada por 10 votos a 6. A Fundação Educacional de Ponta Grossa é a responsável pela TV Educativa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Rejeição de moção é indicativo de que fim do aporte financeiro à Funepo deve ser aprovado

Uma Moção de Apelo apresentada pelo vereador Izaías Salustiano (PSB), que pedia à prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) a retirada do projeto que trata do fim do aporte financeiro do Município à Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), detentora da TV Educativa, foi rejeitada na sessão desta quarta-feira (2) da Câmara. Foram 10 votos contra e 6 favoráveis.

Essa rejeição é um indicativo de que o projeto tende a ser aprovado pela Casa quando entrar em votação nas próximas semanas. Para ter o aval do plenário para aprovação da matéria, são necessários os votos de dois terços dos parlamentares (13 dos 19 votos possíveis).

Assim, além dos 10 votos contabilizados contra a Moção de Apelo, outros três vereadores da base governista, que não votaram a moção, devem votar o projeto, podendo chegar aos 13 votos necessários para passar o projeto. Nos bastidores há uma mobilização da base para aprovar os projetos do Executivo que tratam não só da Funepo, mas também da Prolar e CPS.

Os vereadores Paulo Balansin (PSD) e Dr. Zeca (UB) não compareceram à sessão, com a justificativa de ausência aprovada pelo plenário. Já o presidente da Casa, Daniel Milla (PSD), não vota em caso de moções, mas no projeto irá votar, conforme determina o Regimento Intern da Casa. Todos integram o grupo ligado ao Governo Municipal e tendem a votar pela aprovação da matéria. 

Com o fim do aporte financeiro do Município à Funepo, caberá ao Conselho da entidade encontrar meios financeiros para manter a TV, o que pode inviabilizar o funcinamento. Uma Frente em Defesa da TV Educativa foi formada por servidores e lideranças do setor de comunicação, na tentativa de mobilizar Executivo e\ou Legislativo a barrarem o projeto, mas pelo resultado da votação de hoje, a missão não será das mais fáceis.

Contrários à Moção de Apelo

Divo (PSD)

Dr. Erick (PSDB)

Felipe Passos (PSDB)

Felipe Chociai (PV)

Jairton da Farmácia (UB)

Julio Kuller (MDB)

Leandro Bianco (Republicanos)

Léo Farmacêutico (PV)

Missionária Adriana (SD)

Pastor Ezequiel (Avante)

 

Favoráveis à Moção de Apelo

Celso Cieslak (PRTB)

Edelmar Pimentel (PSB)

Geraldo Stocco (PSB)

Izaías Salustiano (PSB)

Jocemeuri Canto (PSC)

Josi do Coletivo (PSOL)

 

*Os vereadores Paulo Balansin (PSD) e Dr. Zeca (UB) não estavam na sessão, com a justificativa de ausência.

**O presidente Daniel Milla (PSD) não vota moções.