Fechar
Sexta, 03 de maio de 2024
Sexta, 03 de maio de 2024
Política 17/02/2022

Ipiranga: “Tivemos grandes avanços no primeiro ano de mandato”, ressalta Douglas Modesto

Com a compra de uma usina de asfalto, Prefeitura tem projeto de asfaltar praticamente a cidade inteira até o final do mandato

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ipiranga: “Tivemos grandes avanços no primeiro ano de mandato”, ressalta Douglas Modesto

Na sequência das entrevistas do Blog com os prefeitos dos Campos Gerais e do Centro Sul do Paraná, é a vez de conhecer qual a avaliação do mandato do prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto (PSB). Veja abaixo:

Com o desafio de garantir a valorização da agricultura, além de gerar emprego e renda, o prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto, superou o primeiro ano de mandato com uma avaliação bastante positiva. Ele afirma ter garantido a atração de empresas e tem uma série de obras em andamento, como a construção de um Centro de Eventos, uma nova creche municipal, entre outros projetos. 

Outro destaque passado o primeiro ano de gestão é a oferta de água por meio de poços artesianos, que vão atender praticamente 8 comunidades rurais. Entre os compromissos assumidos está o de garantir melhor atendimento na área da saúde, com a oferta de consultas com médicos especialistas através do Consórcio de Saúde.

Como avalia o primeiro ano de mandato? 

A gente considera que foi positivo, embora tenhamos enfrentado a questão da pandemia, com muitas dificuldades. Mas tivemos grandes avanços no primeiro ano de mandato. Conseguimos, mesmo pegando a maioria do maquinário da Secretaria de Obras bastante estragado, colocar esse maquinário em ordem. Assim, pudemos fazer bastante estrada rural que é prioridade no nosso município, um município rural, com vocação agrícola e que todo mundo precisa escoar a produção. Então avançamos muito nessa questão de estrada rural no primeiro ano.  

O que coloca como os principais feitos neste início de gestão?

Tivemos muitas aquisições, como por exemplo a compra de uma usina de asfalto que está para chegar ainda, talvez agora fevereiro ou março, para que possamos fazer os asfaltos nas vilas e no interior. Ipiranga precisa ainda de bastante pavimentação. A gente já fez esse investimento para ver se atende essa demanda. Temos um projeto de asfaltar praticamente a cidade inteira até o final do mandato com esse equipamento. Foi um dos grandes investimentos.

Conseguimos também atrair uma empresa de Imbituva, que é a Kadesh Calçados, para vir se instalar no município. Estamos em reforma no espaço que será a sede da empresa. Uma empresa que vai gerar no início pelo menos 50 diretos, tendo a possibilidade de dobrar esse número a médio prazo. Foi também foi uma grande conquista da gestão. 

O primeiro ano, normalmente, é o mais difícil para os gestores municipais. O que ficou para trás e não pôde ser feito?

Não conseguimos no primeiro ano colocar médicos especialistas justamente por causa da pandemia. Ficava bem complicado em ter os locais disponíveis e o foco realmente naquele momento da pandemia era garantir o atendimento da população.

Mas já fizemos um aporte, com um investimento maior no consórcio CIMSAÚDE em Ponta Grossa para que a gente elimine toda a lista de espera dos especialistas. Vamos, via consórcio público, fazer um aporte maior do nosso orçamento e as pessoas de Ipiranga, então, poderão procurar os especialistas em Ponta Grossa. A nossa intenção é de zerar essa demanda, essa a lista de espera para consulta com especialistas. O próximo passo é tentar fazer com que esses médicos especialistas façam o atendimento aqui mesmo em Ipiranga.

Como está o planejamento para obras e investimentos em 2022, já que por ser um ano eleitoral há uma série de restrições para a liberação de recursos?

Nós estamos muito esperançosos com relação à gestão. Conseguimos alguns investimentos ano passado. Este ano a gente acredita que, até por ser período eleitoral, os recursos virão mais rápido. Temos inúmeros protocolos junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal.  Além de que também já temos alguns aprovados.

Qual a avaliação que faz da atual gestão do Governo do Estado?

O Governo do Estado tem nos atendido dentro da possibilidade. Às vezes o processo é moroso, mas tem nos atendido. Então temos um bom relacionamento com o Governo do Estado. 

Qual seria um dos maiores desafios para o ano de 2022?

Uma grande conquista também para a população de um município rural, como eu já falei, é a questão da água. Muitas famílias aqui ainda não têm água encanada. No ano passado, naquela estiagem, faltou muita água. Iniciamos na semana passada perfuração de poços artesianos que vão atender praticamente 8 comunidades rurais, com um número que pode se aproximar de mil famílias com os poços artesianos. Tudo com recursos próprios do município, tanto a perfuração quanto a ligação da rede começaram na semana passada e ao longo de todo ano teremos o trabalho em cima da ligação dessa rede de água para as famílias do interior.

Quais outros investimentos que o senhor destaca?

A gestão tem avançado bastante na questão das estradas rurais, na educação e também no esporte.  Importante registrar que o Deputado Federal Aliel Machado destinou uma emenda ao município no valor de R$ 1 milhão de reais. Com essa verba já iniciamos a construção de quatro campos de futebol society no interior, valorizando também as pessoas do interior. 

Investimento no esporte também foi alto. As pessoas de Ipiranga gostam muito de esporte, não só de assistir, mas também de praticar. Então é uma área que a gente tem se dedicado bastante. Nós investimos bastante também na educação. Compramos materiais didáticos, pedagógicos, além de parquinhos para as escolas. Educação foi uma área que a gente investiu bastante também e teve um bom reflexo.

E a Prefeitura já tem inaugurações previstas para este início de 2022?

Temos muita coisa que vai acontecer neste ano. Vamos inaugurar também esse ano o Centro de Eventos Municipal. É uma obra financiada e que começamos a pagar agora na nossa gestão. É um lugar em que vai poder ser feito um parque, vai poder receber shows, rodeios. É um Centro de Eventos que poderá ser utilizado para inúmeras finalidades.

Nós vamos também inaugurar nesta semana uma unidade demonstrativa do setor agropecuário. Era um imóvel do município que estava abandonado e em um ano e dois meses nós conseguimos transformar esse imóvel e estamos inaugurando esta semana. É um local para as empresas do setor agropecuário poderem fazer as suas demonstrações de plantações, dias de campo, palestras, reuniões.

Ainda teremos a inauguração de uma creche municipal também. Desde 2012 estava inacabada. Ano passado solicitamos a autorização para o FNDE para que o município pudesse aportar um recurso próprio para concluir a obra. Tivemos essa autorização e já fizemos o repasse do recurso para a empresa e nos próximos meses estaremos inaugurando essa creche municipal. É um pedido de toda a população, já que existe também lista de espera dessas crianças.
 
O que já foi feito de investimentos no último ano e o que está planejado para os próximos anos de sua gestão? Como está o orçamento para colocar em prática os principais projetos?

As coisas vão acontecendo e acontecendo bem. Este é um ano em que as coisas vão começar a serem executadas. O ano passado foi um ano de muito planejamento e agora estamos com orçamento que suporta hoje todos nossos investimentos. Além disso, esse ano já com o nosso orçamento aprovado na Câmara municipal podemos executar os nossos projetos. Temos também boas parcerias, como por exemplo, a Associação Comercial que há anos estava desativada e hoje está ativa. Criamos o Espaço Cidadão, que atende toda a população e melhoramos o atendimento nos espaços públicos. Então é isto: muita coisa boa acontecendo e muita coisa boa que ainda virá.

Especial para o Blog do Doc.com