Fechar
Sexta, 03 de maio de 2024
Sexta, 03 de maio de 2024
Política 15/02/2022

Câmara retoma sessões nesta quarta (16) e Ano Legislativo promete ser agitado

Vereadores retornam para as sessões plenárias. Presidente Milla prevê ano movimentado, com Eleições, projetos polêmicos e análise de abertura de Comissão Parlamentar Processante (CPP)

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Câmara retoma sessões nesta quarta (16) e Ano Legislativo promete ser agitado

O Ano Legislativo de 2022 começa amanhã na Câmara de Ponta Grossa, com o retorno das sessões em plenário, que ocorrem sempre às segundas e quartas, às 14 horas. O Blog conversou nesta terça-feira (15) com o presidente da Casa, vereador Daniel Milla Fracaro (PSD), para saber das expectativas para o decorrer do ano.

De acordo com Milla, a previsão é que seja um ano bastante agitado no Poder Legislativo, tendo em vista ser um ano de Eleições, para Presidente, governador, senador e deputados, em que os vereadores acabam se envolvendo, seja como candidatos ou no apoio a outras candidaturas, aliado ao fato de haver propostas polêmicas a serem votadas.

Além disso, logo no início do ano, a solicitação de abertura de uma Comissão Parlamentar Processante (CPP), do vereador Geraldo Stocco (PSB) contra o vereador Felipe Passos (PSDB), promete esquentar as discussões entre os parlamentares.

"Deve ser um ano bastante atípico, por se tratar de ano eleitoral, as comissões internas serão votadas amanhã, também temos a questão da CPP para analisar se é uma questão jurídica ou política, pois há processos tramitando na Justiça, na esfera civel e criminal, e precisamos dar direito à ampla defesa. Nós, como presidente e Mesa Executiva, temos que fazer a tramitação administrativa neste momento" explica Milla, se referindo aos processos enfrentados por Felipe Passos, acusado de rachadinha e assédio sexual por ex-assessores. As denúncias foram acatadas pelo Ministério Público e as ações estão sob análise do Judiciário.

Prolar, CPS e Funepo-TV Educativa

Outro fator que deve movimentar a Câmara são os projetos do Executivo que tratam de uma reforma administrativa, com mudanças na Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), na Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS) e na Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), que administra a TV Educativa.

"Teremos projetos de grande debate durante o ano, que são as três pastas administrativas que a prefeita Elizabeth ainda pretende discutir e, principalmente por ser um ano eleitoral, deve ser marcado por muitos debates na Casa", ressalta Milla, enfatizando que espera por debates produtivos entre os parlamentares: "é isso que a nossa população espera".

Existe a expectativa da presença da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) na abertura do Ano Legislativo, para um discurso aos vereadores, mas até o fechamento desta matéria, ainda não havia a confirmação.

Na primeira sessão do ano, sete projetos serão votados. Acesse AQUI e confira a ordem do dia.