Fechar
Domingo, 28 de abril de 2024
Domingo, 28 de abril de 2024
Política 24/01/2022

Pré-candidatura ao Governo do Paraná provoca debandada no comando do 'ninho tucano'

Depois do ex-prefeito Marcelo Rangel, foi a vez do presidente e o vice do PSDB paranaense, os deputados Paulo Litro e Ademar Traiano, respectivamente, renunciaram a seus cargos no Diretório Estadual

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Pré-candidatura ao Governo do Paraná provoca debandada no comando do 'ninho tucano'

O ano eleitoral começou a todo vapor no Paraná, no que diz respeito à corrida pelo Palácio Iguaçu. E o PSDB paranaense foi o protagonista na criação de um fato novo no quadro político-eleitoral, com a entrada do ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, na condição de pré-candidato ao Governo do Paraná.

Como toda ação tem uma reação, na política não é diferente, e neste caso foi imediata. Logo após o anúncio da pré-candidatura de Silvestri, o ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (sem partido), anunciou a saída do PSDB, no qual ocupava o posto de secretário-geral na direção estadual.

Nesta semana, o presidente e o vice-presidente do PSDB, os deputados estaduais Paulo Litro e Ademar Traiano, respectivamente, também tomaram a mesma medida e deixaram o comando do partido, provocando uma verdadeira debandada da direção do 'ninho tucano', entre aqueles tucanos de alta plumagem.

Os dois estão alinhados com o governador Ratinho Junior (PSD) e não viram com bons olhos a intenção do PSDB em ter candidato próprio. No caso de Traiano, ele já revelou que irá para o PSD quando abrir a janela partidária. Litro ainda não disse se irá se desfiliar do PSDB, mas a tendência é que também vá para o PSD.

De volta

Diante dessas saídas, o PSDB estadual deve voltar ao comando de um grupo que já esteve à frente das tomadas de decisões da sigla num passado recente, tendo o ex-governador Beto Richa como um nome exponencial, seguido pelo deputado estadual Michele Caputo Neto e pelo próprio César Silvestre Filho, que estava no Podemos. Richa deve ser candidato a deputado federal. Um destes deve ser o próximo presidente do PSDB do Paraná.

Uma candidatura de Silvestre ao Governo do Paraná passa por uma estratégia do comando nacional do PSDB, que pretende ter 'palanque' para João Dória, governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República.

Em Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, desde a saída de Rangel do PSDB, o partido ainda não escolheu um sucessor para a presidência da Executiva Provisória. A tendência é de que o comando da legenda fique por o jovem Henrique do Valle, que é o secretário-geral e tem se destacado na atuação no Governo Elizabeth Schmidt, sendo alçado à condição de secretário de Infraestrutura e Planejamento neste ano.

 

Foto: Blog do Tupan