Fechar
Domingo, 28 de abril de 2024
Domingo, 28 de abril de 2024
Política 21/01/2022

Carambeí: “A nossa prioridade é a transformação na saúde”, diz Elisangela Pedroso

Prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, destaca que o primeiro ano de mandato já teve muitos investimentos na área da saúde; ampliar a vacinação segue como grande desafio agora em 2022

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Carambeí: “A nossa prioridade é a transformação na saúde”, diz Elisangela Pedroso

Na sequência da série de entrevistas do Blog com prefeitos dos Campos Gerais e Centro Sul do Paraná, o Blog conversou com a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), que concluiu o seu primeiro ano de mandato à frente da administração do Município.

Ela resalta que conseguiu avanços no primeiro ano como a retomada da industrialização, obras de infraestrutura e investimentos em saúde, educação, e outros setores, mesmo em meio a um ano de muitas dificuldades. O resultado foi por conta da dedicação de toda a equipe, “com um governo justo e de muito trabalho”.

Confira os principais pontos da entrevista a seguir:

Como avalia o primeiro ano de mandato? 

Trabalhamos com o orçamento definido em 2020, mas ainda assim conseguimos girar a máquina em benefício da população. O ano de 2021 foi marcado por ações que impactaram a vida da população, mesmo com a pandemia de Covid-19 e as dificuldades mundiais na área econômica, o município teve avanços importantes como a retomada da industrialização, obras de infraestrutura e investimentos em saúde, educação, assistência social, saneamento básico e casas populares.

O que coloca como principal feito neste início de gestão?

A nossa prioridade é a transformação na saúde e isso nós fizemos no primeiro ano, foi investido em capacitação de profissionais, novas contratações, reestruturação de toda infraestrutura do Centro Municipal de Saúde (CMS), reativação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade rural do Catanduvas, colocação de Sala de Vacinas na UBS AFCB. Também foram adquiridos novos equipamentos para compor a nova sala de emergência e ainda reforço na frota com aquisição de mais veículos, inclusive uma ambulância.

O primeiro ano, normalmente, é o mais difícil para os gestores municipais. O que ficou para trás e não pôde ser feito?

Como já citei, trabalhamos com um orçamento já definido, então encontramos dificuldades, porém muito foi realizado como as parcerias com o governo federal, estadual que garantiram conquistas para a cidade como pavimentação poliédrica, calçamento, uma nova quadra esportiva para o Boqueirão e 140 casas populares para a população que mais precisa.

Por ser filha de um ex-prefeito, o primeiro da cidade de Carambeí, a senhora acredita que aumenta a responsabilidade? E até que ponto esta experiência te ajudou na busca por soluções?

O meu pai tinha um eleitorado expressivo que me apoio e depositou sua confiança em mim, então eu sou comprometida com esses eleitores e toda a comunidade que espera um governo justo e de muito trabalho, o que exatamente eu e toda minha equipe estamos fazendo.

Eu trago sim na minha vida pública a experiência política que meu pai acrescentou na minha vida. Quando ainda pequena eu acompanhava meu pai nas sessões da Câmara Municipal, onde ele legislou por dois mandatos, essa vivência despertou meu interesse pela política e me levou a estudar e me preparar para a vida pública que iniciei em 2012 quando fui eleita vereadora. O trato do meu pai com políticos de esferas superiores também me ensinou muito e auxiliou o meu preparo para representar e lutar pela minha cidade na busca de benefícios para a nossa gente.

Com tantos desafios impostos pelos reflexos da pandemia e da questão econômica que passa o país, quais os maiores desafios para o ano de 2022?

Nesse momento onde estamos vivendo novamente uma crescente onda de casos de Covid-19, os desafios estão em vacinar o maior número de pessoas e mantermos nosso sistema de saúde apto para atender a população. Mesmo com mais de 80% da população vacinada com as duas doses e dose única, temos a missão de aplicar a terceira dose em todos maiores de 12 anos e logo que seja autorizada vacinarmos nossas crianças. Esse é o maior desafio para este ano.

Em meio a pandemia, saúde e educação são setores que demandam muita atenção e investimentos. Agora, no início de 2022, o que a população pode esperar do seu governo para estas duas áreas?

Vacinação naturalmente e nossas equipes preparadas para atendimentos no setor destinado exclusivamente para Covid, também nesse setor de saúde está em projeto a construção de um complexo de saúde que contará com novo pronto atendimento 24 horas e disponibilização de todos os serviços num mesmo local. Na Educação, as escolas receberam melhorias, reformas e estão preparadas para acolher as crianças e educadores, obedecendo todos os protocolos sanitários. 
 
Qual a avaliação que faz da atual gestão do Governo do Estado?

O governo estadual tem atendido as demandas do município. O acesso às secretárias é aberto, onde efetuamos as nossas solicitações recebendo amparo. Desta maneira avaliamos positivamente a condução do estado pelo governador Ratinho Jr.

E neste cenário eleitoral, qual a expectativa em relação ao próximo governo? Já dá para definir as principais demandas do município?

Durante o ano de 2021, já apresentamos todas as demandas junto aos deputados que nos representam e temos certeza que Carambeí continuará na pauta desses representantes e também do governo estadual.

Especial para o Blog do Doc.com