Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 20/01/2022

Prefeitura libera consulta de agendamento para vacinação de crianças

Primeira etapa será realizada na sexta (21), para as criança cadastradas dos grupos prioritários e o grupo geral da faixa etária de 11 anos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura libera consulta de agendamento para vacinação de crianças

Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde, inicia a vacinação contra covid-19 para o público infantil, de 05 a 11 anos. Com o quantitativo de 2.747 doses, serão contempladas nessa primeira ação as crianças cadastradas de 5 a 11 anos dos grupos prioritários (comorbidades, deficiência permanente, quilombolas e indígenas), e as crianças do grupo geral da faixa etária de 11 anos, divididos da seguinte forma: 746 prioritários e 2001 crianças de 11 anos.
 
Para este agendamento, foram considerados os cadastros realizados até às 23h59 do dia 19/01. Os cadastros realizados após esta data e demais faixas etárias serão contemplados nas próximas ações.

Nesta data, a vacinação vai acontecer em um espaço exclusivo para aplicação do imunizante em crianças, no Centro de Convenções e Avivamento, na Rua Maria Rita Perpétuo da Cruz, próximo ao Parque Linear, em Oficinas, das 9h às 20h. O comprovante do agendamento, com horário da aplicação, está disponível para consulta no mesmo link do pré-cadastro (ou aqui por este Link), informando o CPF do responsável cadastrado.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, é importante que os pais ou responsáveis considerem um intervalo de 20 minutos após a aplicação, em que as crianças permanecerão no local para observação. A FMS ainda reforça que as crianças estejam acompanhadas de apenas um responsável e cheguem com 5 minutos de antecedência do horário agendado, para evitar aglomerações.
 
Declaração médica

A Fundação Municipal de Saúde reforça que para as crianças com comorbidades será necessário apresentar uma declaração médica no momento da vacinação, então os pais ou responsáveis já podem ir providenciando o documento. No momento do pré-cadastro, será preciso apenas indicar qual a comorbidade, para controle do Setor de Imunização, mas o atestado será exigido apenas na hora da vacinação.
 
Autorização

Da mesma forma como ocorreu com os adolescentes, menores de 18 anos devem ter autorização de pais ou responsáveis para a aplicação da vacina. Esta autorização pode ser dada verbalmente com a presença de um dos responsáveis no momento da vacinação ou através de declaração de autorização impressa (modelo disponível para anexo no pré-cadastro).
 
Agendamento

O pré-cadastro segue disponível continuamente pelo site da Prefeitura. (Com assessoria)